O Juventude está na segunda fase da Copa do Brasil. Mesmo sem ter apresentado um bom futebol, a equipe de Marquinhos Santos segurou o empate em 0 a 0 com o Coruripe, em Alagoas, nesta quarta-feira (5), e garantiu a classificação para a próxima etapa.
O adversário sairá do confronto entre XV de Piracicaba e Londrina, que se enfrentam ainda nesta quarta-feira. Antes, a equipe alviverde volta suas atenções ao Gauchão. No sábado, encerra sua participação no primeiro turno contra o Ypiranga, às 17h, no Alfredo Jaconi.
Leia Mais
Intervalo: Dois jogos que valem muito para a dupla Ca-Ju
Único time do interior gaúcho campeão: confira o histórico do Juventude na Copa do Brasil
Sob forte calor e em um gramado que dificultava a troca de passes, o início de jogo foi de predomínio dos donos da casa. Mesmo assim, aos quatro minutos, a primeira finalização foi do Juventude. Renato Cajá recebeu, girou rápido e chutou de perna esquerda para defesa tranquila de Gustavo.
A partir daí, o Coruripe tentou pressionar. Aos cinco, Ivan encontrou André Carioca, cara a cara com Marcelo Carné. O goleiro do Ju fez boa defesa e evitou o gol. Aos 10, Palhinha cobrou escanteio fechado e André Carioca, com liberdade, cabeceou pra cima do gol.
Aos 18, em cobrança de falta, Palhinha tentou surpreender Carné, que espalmou para fora. Também na bola parada, João Paulo tentou a resposta aos 21, mas o chute saiu sobre o gol de Gustavo.
Após a pausa para hidratação dos jogadores, o duelo perdeu em qualidade e teve poucas oportunidades para os dois lados. O Ju só chegou com algum perigo aos 40. Após arrancada de Eltinho, Samuel Santos cruzou da esquerda, mas a bola acabou nas mãos do goleiro Gustavo.
Aos 44, o lateral Lázaro recebeu de Palhinha, puxou para o meio e arriscou de pé esquerdo, assustando Carné.
Na segunda etapa, o cenário não mudou muito. Com Cajá atuando como falso 9 do ataque do Juventude, o Coruripe tentou retomar uma pressão, mas pecava na qualidade. Aos seis, Jonas recebeu na área e só não abriu o placar porque Genilson conseguiu a recuperação no último momento, e Carné conseguiu fazer a defesa.
Aos 12, em contra-ataque rápido, Ícaro driblou Edcarlos e finalizou para outra defesa de Carné. No lance seguinte, o atacante ganhou mais uma vez da defesa, passou do goleiro alviverde e finalizou sem ângulo, para fora.
O Juventude não conseguia ficar com a posse de bola e o time da casa arriscava como podia. Aos 18, Jair Amaral finalizou de longe, sem direção. Dois minutos depois, nova parada para hidratação dos atletas.
No retorno, o Ju armou contra-ataque com João Paulo, aos 29. O volante passou para Bruno Alves, que deu a assistência para Renato Cajá, dentro da área. A finalização parou em grande defesa de Gustavo.
O Hulk Alagoano chegou forte mais uma vez aos 34. Everson cruzou rasteiro da direita e a bola, após atravessar a pequena área, ficaria a feição para André marcar o gol. Genilson afastou para salvar. Na base da entrega, os donos da casa foram para o tudo ou nada no final. Por outro lado, Marquinhos Santos fechou o time ao colocar Reynaldo no lugar de Renato Cajá.
No final, a estratégia deu certo. Mesmo com algum sufoco, o Juventude avançou e garantiu os R$ 650 mil de premiação por alcançar a segunda fase.
Ficha técnica
Coruripe - 0
Gustavo; Lázaro, Moisés Potiguar, Eduardo Favero e André Carioca; Jair Amaral, Jonas (Ícaro, 8/2º), Palhinha (Everson, 32/2º) e Bruno Souto; André e Ivan (Clebson, 13/2º).
Juventude - 0
Marcelo Carné; Samuel Santos, Genilson, Edcarlos e Eltinho; João Paulo, John Lennon (Fábio Matos, 36/2º), Pedro Ken, Marciel e Bruno Alves; Renato Cajá (Reynaldo, 43/2º).
Árbitro: Maguielson Lima Barbosa, auxiliado por Lehi Souza Silva e Kleber Alves Ribeiro.
Cartões amarelos: Palhinha, Eduardo Favero, André Carioca, Clebson, André (C); Edcarlos, Marciel, Bruno Alves, Eltinho, Fábio Matos, Marcelo Carné (J).
Local: Estádio Gerson Amaral, em Coruripe-AL.