Realizar um bom Campeonato Gaúcho não é garantia de que o Juventude fará um bom Campeonato Brasileiro. Entretanto, dentro do Estádio Alfredo Jaconi, existe a convicção de que o desempenho no Estadual será fundamental para a estruturar o projeto de disputa da Série A dentro de três meses. Para iniciar esse processo, o primeiro compromisso do Verdão acontece nesta segunda-feira (1), diante do Inter, às 20h, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.
Foram 19 dias de pré-temporada. Um tempo que não é considerado ideal, porém é superior ao de grande parte das equipes da elite do futebol brasileiro. Neste período, o Ju venceu por 1 a 0 o Próspera-SC, em jogo-treino, a espinha dorsal mantida após a conquista do acesso à Série A recebeu reforços e, principalmente, o grupo pode se readaptar ao modelo de jogo do técnico Marquinhos Santos. O zagueiro Cleberson e o meia Renan Bressan, recém chegados, inclusive devem começar a partida entre os titulares.
— Creio que futebol é continuidade de trabalho. Quanto mais atletas você mantém de uma temporada para outra, você encurta o caminho de preparação. Como o Juventude tem esse período curto, se fez necessário a manutenção da espinha dorsal. Mas sabemos como é o futebol. Nem sempre, ou quase sempre, a primeira foto da competição não é a última foto. Ao longo do campeonato, muitas coisas podem acontecer e as mudanças serem inevitáveis — comenta o técnico Marquinhos Santos.
A utilização de Capixaba desde o início do jogo ainda é uma dúvida. Um dos principais jogadores do Verdão nos jogos finais da Série B, o atacante teve uma lesão muscular que o afastou de um período da preparação e está finalizando a recuperação. Caso não possa atuar, Marcos Vinicios, de 20 anos recém completados, será o escolhido por Marquinhos. O jovem tem se destacado nos treinamentos e ganhou a confiança do treinador.