Novidade no futebol brasileiro em 2022, a janela nacional de transferências segue para esta temporada. É o momento em que os clubes buscam reforços no mercado, mas essas contratações têm períodos determinados para a regularização. Com isso, o Juventude e os demais times das Série A e B estão limitados pelas datas para formar o elenco.
A partir de quarta-feira (11), inicia o primeiro período de 12 semanas. O Juventude terá até 4 de abril para se reforçar.
— A forma como foram feitas as janelas no ano passado acabaram nos forçando a isso (o time atual ser a base para a disputa da B). A primeira janela fecha antes das finais do Gauchão. Após essa data, a gente não poderá contratar até julho. Então nós precisamos estar com o time bem alinhado, já jogando da forma que a gente espera até a primeira semana de abril —, destacou o presidente Fábio Pizzamiglio.
Nos últimos anos, o Juventude diminuía o investimento no futebol no primeiro trimestre, quando apenas disputava o estadual e as fases iniciais da Copa do Brasil, para poder ampliar o orçamento depois, montando, muitas vezes, um novo elenco para a disputa do Brasileiro. O orçamento do clube para a temporada de 2023 está entre R$ 12 e 15 milhões, segundo o presidente.
— Isso nos causa um problema orçamentário. Antes podíamos ir incrementando orçamento dentro do futebol. Agora, temos que na verdade dividir o orçamento pelos 12 meses, deixando pouca margem para contratações em julho —, afirmou Pizzamiglio.
A nova janela para reforçar o time reabre no dia 3 de julho e terá duração de quatro semanas, encerrando no dia 2 de agosto, o que obriga o Verdão a ter uma parcela considerável da equipe atual como sendo a base para a disputa do Campeonato Brasileiro da segunda divisão. Com isso, o clube só poderá contratar novamente entre a 16ª e 21ª rodada da Série B. E além de já ter encaminhado praticamente a metade da disputa no nacional, o Ju ainda poderá ter outro problema: a perda de jogadores que tiverem mais destaque.
— A gente sabe também que os próprios times da Série A vão se servir do mercado, inclusive da Série B e a gente não pode contar com isso. Então a ideia é ter o time o mais rápido possível pronto, para a gente já poder avaliar se precisa de alguma peça ou de algum ajuste pra podermos fazer um bom ano — avalia o presidente.
Para esta temporada, o Juventude contratou 20 jogadores e vasculha o mercado em busca de mais um atacante de velocidade e de um centroavante. O elenco atual conta com 34 atletas.
Até 2021, o período para novos registros de atletas era apenas para negociações internacionais. Por uma regra da Fifa, no ano passado, passaram a valer também para transações dentro do Brasil.