Uma das novidades do futebol brasileiro em 2022 irá se repetir nesta temporada. É a janela nacional de transferências. Os clubes buscam reforços no mercado, porém essas contratações têm períodos determinados para a regularização. Com isso, o Juventude e os demais times das Série A e B ficam limitados pelas datas para compor o elenco.
Na próxima semana, no dia 11, começa o primeiro período de 12 semanas. O Juventude e os demais clubes terão até 4 de abril para contratar, antes mesmo do fim dos Estaduais. Ou seja, o Verdão começará a Série B com boa parte do elenco que disputará o Gauchão. Por isso, a montagem do grupo de atletas torna-se fundamental neste início de ano. A nova janela para reforçar reabre no dia 3 de julho e terá duração de quatro semanas, encerrando no dia 2 de agosto. Com isso, o Verdão só poderá contratar novamente entre a 16ª e 21ª rodada da Série B.
Até 2021, esse período para novos registros de atletas era apenas para negociações internacionais. No entanto, para o ano passado passaram a valer para transações dentro do Brasil também, por uma regra da Fifa.
O Juventude já teve essa experiência em 2022, com a limitação de datas para contratar. É bom lembrar, que atletas sem contrato e que rescindiram o último vínculo antes do fim da janela podem assinar fora dos prazos.
Com essa janela de transferências, o Juventude não terá espaço para muitos erros no elenco que está sendo formado. O erro precisa ser mínimo. O Verdão tem o exemplo do ano passado. Campeonato Gaúcho serve de alerta, em caso de campanha ruim. Se fizer uma boa participação, não pode se iludir para a disputa da Série B do Brasileirão.