A temporada 2023 promete uma verdadeira reconstrução no time do Juventude. Além de novo treinador, que assumiu nas quatro últimas rodadas do Brasileirão para promover experiências no time já rebaixado, a equipe alviverde tem 20 reforços contratados. O grande objetivo é voltar para a elite do futebol brasileiro, ficando entre os quatro melhores da Série B.
O diretor-executivo de futebol, Júnior Chávare, foi contratado em outubro para vasculhar o mercado e trazer jogadores que se adequassem à filosofia de trabalho do técnico Celso Roth e que, ao mesmo tempo, não onerassem a folha do clube. O dirigente tem passagens por Grêmio e São Paulo e acumula a experiência de revelar atletas de categorias de base. Até o momento, dos 35 jogadores do elenco, 20 são caras novas.
Os mais experientes são o lateral-esquerdo Alan Ruschel e o meia Fernando Boldrin, de 33 anos. O lateral volta ao Alfredo Jaconi depois de passar por times como Inter, Athletico, Chapecoense, Cruzeiro e Londrina, seu último clube. Já o meia, estava há quatro temporadas no futebol da Turquia e encerrou seu vínculo com o Samsuspor. Sua chegada é aguardada na reapresentação do elenco, pós recesso de fim de ano, na quarta-feira (4).
A média de idade, no entanto, está em 24 anos. Para o setor ofensivo, o Verdão contratou jovens promessas, mas são jogadores com rodagem pelo Brasil e pelo mundo. Caso do meia Vitinho, de 24 anos, que atuou no Barcelona B. O atleta pertence ao Bragantino, que pagou cerca de R$ 10 milhões ao Palmeiras para adquirir os direitos do passe do jogador. Após uma passagem apagada no último brasileiro da série B pelo Guarani, o Juventude surge como mais uma chance na carreira para que Vitinho possa comprovar o bom futebol que o levou à Espanha.
O Ju também aproveitou uma oportunidade de mercado para trazer do Flamengo o atacante Pedro Arthur, 20 anos. Destaque da base, o atleta foi negociado com o rubro-negro carioca em 2017. O Flamengo decidiu não renovar o vínculo e Pedro Arthur retorna ao Alfredo Jaconi com o objetivo de conquistar espaço entre os titulares de Celso Roth. Além dele, voltou de empréstimo o zagueiro Danilo Boza,24, que estava no Vasco.
O perfil físico do grupo alviverde também mudou. Sobretudo na defesa. Dono do pior sistema defensivo do Brasileirão, sofrendo 69 gols, sendo 24 em jogadas aéreas, o clube trouxe os zagueiros Gerardo Gordillo, capitão da seleção de Guatemala, Felipe Carvalho e Zé Marcos, ambos com 1m88cm.
O técnico Celso Roth, de 65 anos, foi anunciado em 28 de outubro com a missão de observar o elenco nas rodadas finais do Brasileirão e mudar a fotografia da equipe para 2023. O treinador estava sem atuar desde 2016, quando deixou o Inter.
— Quando assumimos e conversamos com a direção vimos o ambiente e concluímos pela saída da maioria dos jogadores, até pela situação de contrato e de outras perspectivas profissionais. Agora fizemos uma seleção dentro do orçamento do Juventude. Temos um perfil físico diferente, uma média de altura de 1,82, que já é bem interessante, e uma média de idade de 24 anos. O perfil mudou completamente, por isso falamos em reconstrução —avaliou Roth.
Para fechar o elenco que inicia a disputa do Gauchão em 21 ou 22 de janeiro, contra o Inter, a direção alviverde pretende anunciar mais dois reforços: um atacante de lado e um centroavante. A ideia é colocá-los à disposição da comissão técnica a tempo de que participem de parte da pré-temporada com os demais jogadores.
— O atacante de lado, não necessariamente precisa ser um atleta mais experiente, pode ser alguém com bagagem, mas jovem. O centroavante é mais difícil pela falta de opções e altos salários dos que ainda estão livres — revelou Chávare. Recentemente o clube tentou a contratação de Fábio Gomes, 25, do Atlético-MG, mas a negociação esbarra nos valores pedidos pelo centroavante e por sondagens que o atleta recebeu de clubes brasileiros e do exterior.
Do grupo que ficou na lanterna no nacional, permaneceram 11 atletas. Os únicos experientes que ficaram são o goleiro Pegorari e os meio-campistas Jadson, Jean Irmer e Gabriel Tota. Jadson teve seu vínculo renovado, após uma reviravolta. O elenco alviverde ainda conta com jovens que foram testados, sobretudo na reta final do Brasileirão, casos de Dudu, Pará, Kelvi, Rafinha, Weliton, Ruan e Gabriel Aires.
SAÍDAS
O último a deixar o Alfredo Jaconi foi o lateral-direito Paulo Henrique. Com contrato até maio, o jogador não aceitou renovar o vínculo e o clube o liberou. Paulo Henrique negocia com o Atlético-MG, mas ainda não foi anunciado. Dentre os atletas de mais destaque que vestiram a camisa do Juventude em 2022, não aceitaram redução salarial e também saíram do clube o meia Chico e o atacante Capixaba. O goleiro César acertou com o Mirassol. O centroavante Isidro Pitta foi anunciado como reforço do Cuiabá. O zagueiro Vitor Mendes acertou sua transferência para o Fluminense.
Antes de buscar uma das quatro vagas na série B e garantir o acesso, o Juventude terá dois importantes desafios pela frente. O clube pretende figurar, pelo menos, entre os semifinalistas do Gauchão. Até porque a CBF alterou o processo de classificação das equipes para a Copa do Brasil de 2024. O ranking não será mais levado em consideração. O Juventude é o 21º, mas terá que se dar bem no estadual para figurar na competição do ano que vem. Na Copa do Brasil de 2023, o objetivo do clube é avançar nas primeiras fases para ter suporte financeiro na disputa do brasileiro.
O grupo iniciou a pré-temporada em 12 de dezembro. O primeiro jogo-treino teve vitória alviverde sobre o Sindicato dos Atletas, por 1x0, no CT. Mais três partidas estão confirmadas, em Caxias do Sul: dia 7, diante do Avenida, dia 11, contra o São José e no dia 17, novamente frente ao time do sindicato.
Elenco do Juventude para 2023
Goleiros
Pegorari, Thiago Couto, Lucas Wingert, Ronald e Mário;
Laterais
Dani Bolt, Daniel Guedes, Alan Ruschel, Guilherme Guedes e Dudu;
Zagueiros
Gerardo Gordillo, Felipe Carvalho, Zé Marcos e Danilo Boza;
Meio-campistas
Pará, Kelvi, Jadson, Jean Irmer, Wesley Hudson, Mandaca, Émerson Santos, Gabriel Tota, Vitinho, Montefiori e Fernando Boldrin;
Atacantes
Rafinha, Vini Paulista, Echaporã, Samuel Granada, Daniel Cruz, Welinton, Pedro Arthur, Ruan e Gabriel Aires.