A direção do Juventude preparou uma verdadeira reconstrução no grupo de atletas para a a próxima temporada. Até agora, o clube contratou 19 caras novas para 2023. O alviverde ainda aproveitou uma oportunidade de mercado para trazer de volta o atacante Pedro Arthur, que não renovou seu vínculo com o Flamengo. E para fechar o elenco para a disputa do Gauchão, o clube ainda espera colocar à disposição de Celso Roth pelo menos mais dois reforços para o setor ofensivo.
O Juventude finalizou a contratação do meia Fernando Boldrin, 33 anos, ex-Samsuspor da segunda divisão da Turquia. O jogador é aguardado na reapresentação do elenco na quarta-feira (4). A avaliação dos dirigentes alviverdes é que o grupo ainda necessita de um atacante, que atue pelos lados do campo e de um centroavante.
Para o ataque, alguns jogadores foram oferecidos ao Verdão nos últimos dias. Um deles foi o atacante João Peglow, 20 anos, do Inter, mas o clube não demonstrou interesse no atleta.
A procura por um camisa 9 é ainda mais complicada. Além das poucas alternativas no mercado, a pedida salarial dos centroavantes está acima da realidade financeira do clube, que não pretende bancar salários superiores a R$ 30 mil, para não prejudicar o orçamento. Fábio Gomes, 25 anos, do Atlético-MG recebeu proposta do Juventude, mas o atleta despertou o interesse também de pelo menos outros três clubes brasileiros e um do exterior.
A negociação segue, mas é tida nos bastidores como complicada. O centroavante Hugo Rodallega, 37 anos, que deixou o Bahia, também foi sondado, mas sua contratação esbarrou no salário pedido pelo colombiano. O elenco atual do Juventude conta com 34 atletas, com média de idade inferior a 24 anos.
— Fizemos uma seleção de jogadores, dentro da realidade e do patamar financeiro do Juventude. Estamos construindo um time com perfil novo. O orçamento é completamente diferente do que tínhamos na série A. O Júnior Chávare foi contratado para fazer estes milagres e ele vem trabalhando com eficiência. Temos várias alternativas técnicas, com características diferentes — avaliou o técnico Celso Roth.
A ideia do Juventude é anunciar mais dois reforços até a metade do próximo mês, a tempo de participarem da etapa final de pré-temporada. A estreia no Gauchão será em 21 ou 22 de janeiro, contra o Inter.