Com um mês de treinamentos, o Juventude já colhe os efeitos da pré-temporada. Seis jogadores estão entregues ao departamento médico. O zagueiro Zé Marcos, o meia Gabriel Tota e os atacantes Gabriel Aires e Daniel Cruz são desfalques para as primeiras rodadas do Gauchão. Além deles, o zagueiro Gerardo Gordillo não terá condições para a estreia no estadual, contra o Inter, no sábado (21). O lateral Guilherme Guedes recebeu uma pancada no abdômen no inicio do jogo-treino contra o São José, e é dúvida para encarar o Colorado.
Destaque nos treinos, o guatemalteco Gerardo Gordillo estava conquistando espaço entre os titulares pela técnica e postura de liderança diante do grupo. Afastado da atividade contra o São José, na última quarta-feira (11), o jogador acusou dores na perna esquerda e iniciou o tratamento. O clube manteve cautela durante a tarde desta quinta-feira. Nos bastidores, pessoas do Ju afirmaram que "temos uma semana ainda". Mas apesar de esperar a recuperação, o zagueiro confirmou em uma rede social que para por 10 a 15 dias para tratar da lesão.
Quem também estava ganhando espaço no time de Celso Roth era o lateral-esquerdo Guilherme Guedes. Depois de sofrer com lesões no Grêmio e na Chapecoense, nos últimos dois anos, Guedes tinha desbancado o experiente Alan Ruschel nos jogos-treinos contra o Avenida e São José. Diante do Zeca, o lateral levou uma pancada no abdômen, logo aos oito minutos de partida, e deixou a atividade mais cedo. O jogador está em tratamento e o clube acredita que, com nove dias de trabalhos até o jogo com o Inter, Guedes possa se recuperar a tempo.
O primeiro a se lesionar durante a pré-temporada foi o atacante Daniel Cruz. O jogador, que chegou por empréstimo do Athletico-PR, sequer participou de um dos jogos-treinos realizados no Centro de Treinamentos alviverde. Cruz está afastado há duas semanas dos trabalhos com bola, diagnosticado com lesão muscular na coxa.
O centroavante Gabriel Aires e o zagueiro Zé Marcos também tiveram lesões musculares na coxa. Zé Marcos fez o gol da vitória no primeiro teste alviverde, contra o Sindicato dos Atletas e tinha tudo para se transformar em um dos 11 titulares da equipe de Celso Roth, ao lado de Gordillo.
O meia Gabriel Tota teve lesão de ligamento no tornozelo. O atleta está com o pé imobilizado e iniciará os trabalhos na fisioterapia do clube em breve. Já o volante Wesley Hudson também teve um desconforto muscular durante a preparação alviverde para o Gauchão e ficou de fora do primeiro teste contra o Sindicato dos Atletas. O atleta voltou às atividades no jogo-treino contra o Avenida e está à disposição. Neste confronto, prevendo novas lesões, com o excesso de divididas mais fortes, o Juventude chegou a encerrar a partida aos 27 minutos do segundo tempo.
Como a estreia do Juventude no Campeonato Gaúcho contra o Inter está marcada para o sábado (21), às 19h, no Beira-Rio, o clube decidiu não arriscar mais a integridade física dos atletas em jogos-treinos e cancelou a última atividade que seria realizada contra o Sindicato dos Atletas. Celso Roth e a comissão técnica terão nove dias de preparação para este duelo.
Situação dos lesionados:
:: Gerardo Gordillo: Lesão na perna esquerda. Para de 10 a 15 dias
:: Guilherme Guedes: Iniciou o tratamento de uma pancada no abdômen. Sem previsão de volta
:: Daniel Cruz: segue tratamento de lesão na coxa, iniciado há duas semanas. Deve voltar em até três semanas
:: Gabriel Aires: Lesão muscular na coxa. Deve voltar em até quatro semanas
:: Zé Marcos: lesão muscular na coxa. Para de três a cinco semanas
:: Gabriel Tota: lesão de ligamento do tornozelo. Está com o pé imobilizado, depois iniciará trabalhos na fisioterapia. Desfalque por até quatro semanas