Após a eliminação na Série D, nas quartas de final, o Caxias terá de passar por um processo eleitoral antes de pensar na reformulação do elenco e possíveis renovações. O presidente Paulo Cesar Santos não seguirá para o ano de 2023. O mandatário anunciou o fim do seu ciclo no grená depois da derrota para o América-RN, por 3 a 1, na Arena das Dunas. O clube ainda não divulgou quando será a eleição para escolha da diretoria executiva.
Com um novo departamento de futebol, o clube deverá iniciar o planejamento para a temporada de 2023, quando terá o Campeonato Gaúcho e a Série D do Brasileirão. O técnico Thiago Carvalho já demonstrou interesse em seguir no Estádio Centenário.
— É algo fundamental, quando você consegue montar um time dentro das características que você usa e com uma pré-temporada para trabalhar os conceitos é importante. Tudo isso faz diferença, não é conversa fiada de querer proteger alguma coisa ou o trabalho. Mesmo com toda essa dificuldade poderíamos ter subido. Mas se eu tenho um desejo é isso, de começar um trabalho e participar das situações e faz diferença dentro do meio trabalho — afirmou Thiago Carvalho após a eliminação na Arena das Dunas.
Entretanto, tudo vai depender do futuro político do clube sobre a permanência da comissão técnica. Sobre o grupo de atletas, muitos têm contrato até o fim da Série D do Brasileirão. Apenas o goleiro das categorias de base Guilherme Nunes e os atacantes Giovane Gomez e Bustamante têm seus vínculos até o estadual da temporada que vem. Seis atletas estão por empréstimos e devem retornar para as suas equipes. Dois jogadores que se recuperaram de lesões terão seus vínculos prorrogados, como o volante Marlon e o lateral-esquerdo Jonathan.
Contratos até final da Série D
Goleiro: André Lucas
Zagueiros: Wesley, Thiago Sales, Erik e Rafael Dumas
Lateral: Bruno Leite, Marcelo, Furlan, Jonathan* e Rennan Siqueira
Volantes: Diego Lorenzi, Marlon*, Vidaletti, Davi Lopes e Amaral
Meias: Maicon Assis, Renan Oliveira Diogo Sodré e Matheuzinho
Atacantes: Igor Goulart, Deivid e Batista
* Atletas devem ter seus contratos prorrogados após se recuperarem de lesões
Emprestados
Goleiros: Matheus Aurélio (Hercílio Luz) e Vitor Hugo (Bragantino)
Zagueiro: Erik (Três Passos)
Lateral: Léo Oliveira (Capivariano)
Volante: Tetê (Camboriú)
Atacante: Diego Mathias (Brusque)
Com contrato até 2023
Goleiro: Guilherme Nunes
Atacantes: Giovane Gomez e Bustamante