É inacreditável contar que o Caxias mais uma vez parou nas quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. E a vaga esteve na mão grená até os 43 minutos do segundo tempo, momento em que o América-RN virava a partida na Arena das Dunas, em Natal-RN, por 2 a 1. Ainda assim, o time do técnico Thiago Carvalho poderia conseguir o lugar na Terceira Divisão nos pênaltis, mas o 3 a 1 feito por Téssio, aos 48, decretou a eliminação e o fim do sonho do acesso.
Aos 13 minutos da etapa complementar, Matheuzinho ampliou a vantagem que o Caxias tinha construído ao vencer por 1 a 0 no Centenário. Porém, Iago, duas vezes, e Téssio deram a alegria para a torcida da casa e a frustração para os Grenás, seja em Caxias do Sul ou no Rio Grande do Norte. Assim como em 2021, a queda ocorreu em Natal-RN.
CONTROLE NO PRIMEIRO TEMPO
Para encarar o América-RN e os mais de 30 mil torcedores do time da casa na Arena das Dunas, Thiago Carvalho manteve a base do time que jogou em Caxias, apenas com a entrada de Rafael Furlan no lugar do suspenso Rennan Siqueira. O Mecão foi com uma equipe mais ofensivo comparado com o time inicial do Centenário.
O primeiro tempo veio com o América tentando fazer uso do incentivo da torcida para sair na frente. Assim, logo aos sete minutos, Wallace Pernambucano recebeu na intermediária e foi derrubado por Wesley. Na cobrança da falta frontal ao gol de André Lucas, o próprio centroavante do time da casa bateu com perigo, à direita da meta grená.
Pouco tempo depois, aos 10, o Caxias quase calou a Arena das Dunas. Marcelo cobrou lateral da direita para a área e Tetê subiu mais alto que a marcação, obrigando Bruno a aparecer.
Mesmo conseguindo controlar a partida e o ímpeto do time da casa, o Caxias quase sofreu o primeiro aos 21. Após cobrança de escanteio da direita de ataque do América, Wallace Pernambucano subiu para cabeceio frontal e testou com força para grande defesa de André Lucas. O rebote ficou para o time da casa e nova bola alçada encontrou o Araújo, que cabeceou e também parou no goleiro grená.
O Caxias tentava saídas rápidas do campo de defesa para chegar ao ataque, mas as jogadas pelos lados com Bustamante e Maicon Assis. O time da casa, por sua vez, tinha maior posse de bola na região do meio-campo, mas sem levar perigo de fato ao gol de André.
Em uma das últimas tentativas do primeiro tempo, Elvinho arriscou de fora da área, mas sem perigo para o Caxias. Depois disso, o América perdeu o controle emocional, recebeu três cartões amarelos quase em sequência e o jogo foi para o intervalo com a vantagem grená mantida.
EUFORIA E FRUSTRAÇÃO
O segundo tempo mal havia começado e o América já obrigava André a brilhar. Antes do primeiro minuto, o escanteio cobrado para a área encontrou Wallace Pernambucano, que cabeceou e parou em Thiago Sales, e na finalização da sobra, viu o goleiro grená salvar com a ponta dos dedos tocando pela linha de fundo. Aos cinco minutos, Téssio cobrou falta com a canhota, levando muito perigo à meta grená, saindo rente ao travessão.
A primeira tentativa do Caxias na etapa complementar foi aos oito. A defesa americana se atrapalhou e Matheuzinho conseguiu ficar com a bola, finalizando rente à trave direita de Bruno, que acompanhou a saída pela linha de fundo.
Aos 13, a festa grená veio em Natal. Rafael Furlan avançou pela esquerda com muita qualidade e cruzou para o meio da área. Diego Mathias escorou e Matheuzinho mandou uma bomba no ângulo, sem chance para Bruno: o 1 a 0 para o Caxias que colocou o acesso na mão grená.
Aos 17, o time grená quase ampliou. Marcelo cobrou falta de fora da área, mas para fora, com perigo. Só que o América foi atrás da reação. Primeiro, aos 20, Elvinho finalizou e André deu o tapa para a linha de fundo. Depois de o escanteio ter sido bem cortado pela defesa grená, Maicon Assis errou na saída de contra-ataque, Elvinho avançou pela direita e Iago desviou para o fundo das redes: 1 a 1 e a pressão voltou a ser contra o Caxias.
Tentando a virada e com o apoio da torcida, o América-RN chegou com muito perigo aos 28. Frank invadiu a área pela direita e finalizou cruzado, com André Lucas novamente salvando. Aos 36, foi Téssio que mandou de fora da área, com o goleiro grená mais uma vez tocando pela linha de fundo. Aos 39, o cruzamento de Elvinho encontrou Allef no meio da área, mas o jogador do América não conseguiu o cabeceio.
O Caxias tinha a bola no seu domínio no campo de ataque instantes antes do gol da virada do América. Diego Mathias estava próximo da bandeira de escanteio do ataque grená, tentou uma inversão de bola e acertou o pé do marcador. O contra-ataque rápido parou na finalização de Elvinho, mas André espalmou para o lado. Na sobra, cruzamento para a área e Iago, aos 43, mandou para as redes, sem chances para André.
Sem força e esperando os pênaltis, o Caxias não conseguiu sequer chegar nas cobranças alternadas. Aos 48, Téssio recebeu da intermediária ofensiva e arriscou de muito longe com a perna canhota. A bola desviou no meio do caminho e tirou totalmente as chances de defesa de André Lucas. O América fez 3 a 1, está na Série C, enquanto o Caxias mais uma vez amarga o gosto do quase conseguir o tão sonhado acesso. Mais uma vez parou no sonho.
Ficha técnica
AMÉRICA-RN
Bruno; Everton (Juninho, 17/2°), Edson, Jean Pierre; Alexandre; Rômulo (Rafael Carioca, 17/2°), Felipinho (Frank, 17/2°), Araújo (Téssio, int.), Elvinho, Iago e Wallace Pernambucano. Técnico: Leandro Sena
CAXIAS
André Lucas; Marcelo, Wesley, Thiago Sales e Rafael Furlan; Amaral (Dumas, 31/2°) e Tetê; Maicon Assis (Davi Lopes, 31/2°), Bustamante (Diego Mathias, 11/2°) e Matheuzinho (Deivid, 31/2°); Batista (Giovane Gomez, 22/2°). Técnico: Thiago Carvalho
Gols: Matheuzinho (C), aos 13min, Iago (A), aos 21min e aos 43min, e Téssio (A), aos 48min, no segundo tempo.
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (FIFA) auxiliado por Luiz Claudio Regazone e Carlos Henrique Alves de Lima Filho. VAR: Rodrigo Nunes de Sá (VAR-FIFA) (quarteto carioca)
Cartões amarelos: Elvinho, Wallace Pernambucano, Araújo, Iago, Téssio (A); Wesley, Tetê, Thiago Carvalho (C)
Local: Arena das Dunas, em Natal-RN.