O Caxias dará seus primeiros passos após a traumática eliminação na Série D do Campeonato Brasileiro - e consequente perda do acesso à Terceira Divisão - ainda nesta semana. Depois do retorno do grupo de Natal-RN, na segunda-feira (29), os primeiros acertos de quem terá o vínculo estendido para 2023 e de quem não seguirá no clube devem ser rápidos.
Um dos acertos mais aguardados e que será balizador para outros acordos é o do técnico Thiago Carvalho. O treinador já demonstrou interesse em seguir no Caxias, antes mesmo do jogo contra o América-RN. Se houver o desejo do grupo gestor grená, a continuidade deve ser facilitada.
Mesmo sem a continuidade de Paulo Cesar Santos na presidência e sem a realização de novas eleições, há o entendimento internamente de que o novo mandatário deve sair do atual grupo gestor e que, mesmo com uma até agora improvável chapa concorrente, os trabalhos no futebol devem ser antecipados para não se perder tempo no mercado.
A continuidade ou não de Thiago Carvalho pode fazer com que alguns jogadores não sigam no Estádio Centenário. O meia Diogo Sodré, que por muito pouco não deixou o clube antes da Série D, teve papel importante durante a competição, mas acabou preterido no final e não entrou em nenhum dos dois confrontos das quartas de final. A tendência é de que ele não siga no clube em 2023.