Já classificado para os mata-matas, o Caxias entrou em campo na tarde deste sábado (9), contra o Juventus-SC, pela 13ª e penúltima rodada da Série D, buscando vencer para manter-se firme no objetivo de encerrar a fase de grupos na primeira ou segunda colocação do grupo A-8. No estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul, a equipe grená goleou os donos da casa, já eliminados, pelo placar de 3 a 0, com gols de Matheuzinho, Diogo Sodré e Wesley.
Para a partida, o técnico Thiago Carvalho promoveu duas mudanças no time titular, em relação ao último jogo, diante do Aimoré. As novidades no onze inicial foram as entradas do volante Davi Lopes no lugar de Marlon, suspenso, e do meia-atacante Diego Mathias na vaga de Deivid.
PRIMEIRO TEMPO
O Caxias abriu o placar logo no primeiro minuto de jogo. Diogo Sodré, pela ponta esquerda, fez o cruzamento, a bola passou pela zaga do Juventus e encontrou Matheuzinho, livre, na segunda trave, que só teve o trabalho de cabecear para o fundo do gol.
Ainda no início do jogo, a equipe grená teve grande chance para ampliar. Aos sete minutos, em cobrança de falta no meio-campo, Marcelo ergueu a bola na área, o goleiro Matheus tentou agarrar, mas não conseguiu. A bola sobrou para o zagueiro Wesley que, livre, sozinho na pequena área, chutou de esquerda, por cima do gol.
Aos 26 minutos do primeiro tempo, mais uma boa oportunidade criada pelo Caxias. Em contra-ataque, Marcelo fez cruzamento pela direita, a zaga do Juventus afastou mal e sobrou para Diogo Sodré na meia-lua. Com a bola no ar, ele finalizou forte de primeira e, com muito perigo, passou pelo lado direito do goleiro.
Depois dos 30 minutos, o Juventus finalmente começou a assustar a defesa grená. Aos 32, Cal Rodrigues, em cobrança de falta na intermediária, finalizou por cima do gol de André Lucas, tocando na rede. Dois minutos depois, a melhor chance da equipe catarinense no primeiro tempo. O lateral-esquerdo Cesinha cruzou, o centroavante Fabinho venceu a marcação e conseguiu cabecear de peixinho. A bola passou, com muito perigo, pelo lado esquerdo do goleiro do Caxias.
SEGUNDO TEMPO
O Grená voltou do vestiário com uma mudança. Assim como foi contra o Aimoré, o lateral-esquerdo Rennan Siqueira entrou no lugar de Rafael Furlan. Nos minutos iniciais, o Juventus ensaiou uma pressão e chegava com perigo. Aos 11 minutos, na melhor oportunidade do time da casa no jogo, Zé augusto chutou forte de fora da área. André espalmou mal e a bola sobrou para Fabinho que, cara a cara com o goleiro grená, finalizou de primeira, na pequena área. Porém, André Lucas se redimiu e fez grande defesa, salvando o Caxias. Após o lance, o volante Zé Augusto, que já tinha cartão amarelo, reclamou com a arbitragem e acabou sendo expulso.
Com um jogador a mais, o Caxias parou de ser pressionado e, com grande tranquilidade, passou a controlar o jogo até o fim. Aos 13 minutos da etapa complementar, Matheuzinho, em belo passe de letra, encontrou Marcelo entrando livre na área, pela direita. O lateral grená finalizou cruzado, para fora.
Cinco minutos depois, o Caxias chegou ao segundo gol, mas acabou sendo mal anulado. Giovane Gomez recebeu passe de Rennan Siqueira. Na meia-lua, o centroavante fez o pivô, girou e finalizou. A bola desviou no zagueiro do Juventus e sobrou para Diogo Sodré que, sozinho na área, em posição legal, finalizou de chapa, ampliando o placar. Porém, o auxiliar Alexandre de Medeiros Lodetti marcou impedimento do meia grená.
Após o lance, o técnico Thiago Carvalho proporcionou a entrada do atacante Héctor Bustamante, contratado na última semana. Em sua estreia com a camisa grená, o paraguaio fez boa partida, incomodando a defesa do Juventus pelo lado direito.
Aos 29 minutos do segundo tempo, enfim, o Caxias chegou ao merecido segundo gol. Giovane Gomez, novamente, fez o pivô na entrada da área. A bola sobrou livre para Diogo Sodré que, sozinho, assim como em seu gol anulado, finalizou de chapa, no canto esquerdo do goleiro.
Quanto mais o tempo passava, mais dominante o Caxias era e o terceiro gol era questão de tempo. Aos 39, Renan Oliveira, que há pouco havia entrado no lugar de Sodré, fez ótimo lançamento e achou Batista - que também havia recém entrado, no lugar de Giovane Gomez - livre. Na pequena área, o centroavante finalizou cruzado, de voleio, obrigando o goleiro Matheus a fazer um milagre, espalmando para escanteio.
Para o azar do goleiro do Juventus, sua grande defesa não adiantou de nada. No escanteio, em jogada ensaiada, Davi Lopes (muito bem defensivamente) recebeu passe na entrada da área. O volante achou Marcelo livre, invadindo a área pelo lado direito. o lateral grená fez o cruzamento e o zagueiro Wesley, embaixo da trave, cabeceou para o fundo do gol, se redimindo pela chance perdida na primeira etapa.
Com a vitória por 3 a 0, o Caxias chegou aos 24 pontos e empatou com o Azuriz. Porém, a goleada foi fundamental para que a equipe grená ultrapassasse o time paranaense e assumisse a liderança provisória do grupo A-8. Agora, o Caxias seca o Azuriz, que entra em campo neste domingo (10), contra o São Luiz, no Paraná.
FICHA TÉCNICA
Campeonato Brasileiro - Série D - 13ª rodada
Juventus-SC 0x3 Caxias
Data: 9/7 (sábado)
Local: estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul
Horário: 15h
Juventus-SC
Matheus; Cleiton, Luciano, Wallison e Cesinha; Zé Augusto, Tenner (Daniel Costa) e Cal Rodrigues (Duda); Fabinho (Juan), Uelber (João Artur) e Thiaguinho (Bruno Dip). Técnico: William de Mattia
Caxias
André, Marcelo (Bruno Leite), Wesley, Thiago Sales e Rafael Furlan (Rennan Siqueira); Amaral, Davi Lopes e Diogo Sodré (Renan Oliveira); Matheuzinho, Diego Mathias (Bustamante) e Giovane Gomez (Batista). Técnico: Thiago Carvalho
Arbitragem: Osimar Moreira da Silva Junior (GO), auxiliado por Alexandre de Medeiros Lodetti (SC) e Deise Genoefa Bellaver (SC).
Cartões amarelos: Fabinho e Cleiton (J); Matheuzinho, Davi Lopes, Diogo Sodré (C).
Cartão vermelho: Zé Augusto (J).
Gols: Matheuzinho (C), a 1min do primeiro tempo, Diogo Sodré (C), aos 29min, e Wesley (C), aos 40min, no segundo.
Caxias assume a liderança do grupo