Ainda faltam duas rodadas para o término da primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro. O Caxias já está garantido nos mata-matas, e resta definir em qual posição irá finalizar a etapa inicial da competição. Isso tem ligação direta com o adversário da segunda fase. Sendo primeiro ou segundo colocado, enfrenta o terceiro ou quarto do Grupo A-7, respectivamente.
O Caxias depende somente de si para ser o líder do seu grupo nesta primeira fase. Para isso, precisa vencer os dois jogos diante do Juventus-SC e do Azuriz-PR e ainda tirar um saldo de gols para o time paranaense. Se terminasse hoje a primeira fase, o time grená, segundo colocado, enfrentaria a Portuguesa-RJ no primeiro mata-mata. Com exceção do Pérolas Negras, que já está eliminado, todos ainda têm chances de classificação.
Confira a situação da tabela e quais são os possíveis rivais do clube grená:
Os possíveis adversários do Caxias
SÃO BERNARDO
Atual líder do Grupo A-7 com 26 pontos, o time paulista precisa de uma vitória na próxima rodada para garantir a primeira colocação. Assim, só cruzará com o Caxias se o Grená for quarto colocado na sua chave.
O fato que chama a atenção é que o São Bernardo é o único time que ainda não sofreu gols em 12 jogos na Série D. Essa é apenas a segunda vez na história que a equipe disputa a competição — a primeira foi em 2017.
A última vez que o São Bernardo sofreu um gol foi há três meses, nas quartas de final do Campeonato Paulista. Diante do São Paulo, o Tigre abriu o placar, mas sofreu uma virada de 4 a 1 na etapa final em jogo no Morumbi. Até o momento, foram sete vitórias, cinco empates e nenhuma derrota.
Entre os jogadores conhecidos do futebol caxiense estão o lateral Eduardo Diniz, ex-Caxias, e os atacantes Hugo Sanches e Guilherme Queiróz, ambos ex-Juventude. O técnico da equipe é Márcio Zanardi, 43 anos, que já treinou times de base do Corinthians, Santos, Guarani e Portuguesa.
No ano passado, o São Bernardo, foi campeão da Série A2 do Estadual e conquistou o título da Copa Paulista.
PARANÁ
O Paraná está na segunda colocação do Grupo A-7 com 22 pontos. A classificação já está matematicamente garantida, basta confirmar em qual posição. Em 12 partidas, são seis vitórias, quatro empates e duas derrotas — aproveitamento de 61,1 %. O time paranaense é treinado por Omar Feitosa, 55 anos.
No elenco, vários jogadores conhecidos. O goleiro Felipe, 38 anos, ex-Corinthians é um deles. Outros tiveram passagem no futebol caxiense: o zagueiro Odivan, o volante Moisés, e os atacantes Rafael Silva e Carlos Henrique, todos ex-Juventude. O atacante Milla, ex-Caxias, também joga no time de Curitiba.
O Paraná começou o ano com um rebaixamento no Estadual. Após uma derrota por 3 a 1 para o União-PR, o jogo acabou em confusão após a torcida invadir o gramado para agredir os jogadores. O rebaixamento foi com uma rodada de antecipação. No ano passado, o clube foi rebaixado da Série C para a Série D.
PORTUGUESA-RJ
A Portuguesa-RJ está na terceira posição do Grupo A-8 com 18 pontos e hoje seria o adversário grená na próxima fase. O time é treinado por Felipe Surian, 40 anos, ex-Sampaio Corrêa, Joinville e Volta Redonda.
A equipe carioca fez boa campanha na Copa do Brasil e chegou até a terceira fase, quando foi eliminada pelo Corinthians após empate em 1 a 1 e derrota por 2 a 0. Na primeira fase, passou pelo CRB e na segunda pelo Sampaio Corrêa. Com a boa campanha, faturou mais de R$ 3 milhões. No Estadual, foi até as semifinais da Taça Rio, caindo para o Resende, que foi o campeão.
Entre os atletas conhecidos estão o atacante Claudinho, com passagem no Caxias em 2020, e os atacantes Sassá e Maikinho, ambos ex-Juventude e que atuaram no clube alviverde em 2016 e 2018, respectivamente.
OESTE
Rebaixado à Série D no ano passado, o Oeste foi campeão da Série C em 2012 e ficou oito temporadas na Série B. É o atual quarto colocado no Grupo A-7 com 14 pontos, mesma pontuação do Nova Iguaçu, quinto lugar. Nesta temporada, disputou a Copa do Brasil e foi eliminado na primeira fase pelo Fluminense-PI. Na Série A2 do Paulistão, caiu na semifinal para o São Bernardo.
O atacante Bruno Lopes, ex-Brasil-Pel, foi o artilheiro da Série A2 com sete gols, mas recentemente deixou o clube de São Paulo para atuar no Ituano, na Série B.
NOVA IGUAÇU
O Nova Iguaçu foi vice-campeão da Taça Rio. Essa é a terceira participação do clube carioca na Série D. Além deste ano, também jogou em 2013 e 2018, quando enfrentou o Caxias na primeira fase e o grená venceu os dois jogos.
Atualmente, está na quinta posição do grupo A-7 com 14 pontos e segue com chances de classificação. Os dois jogos finais são diante do Santo André e do Cianorte. O time é jovem e tem uma média de 23 anos.
SANTO ANDRÉ
O Santo André fez boa campanha no Paulistão e chegou às quartas de final depois eliminar Santos e Ponte Preta no grupo. No entanto, foi eliminado no primeiro mata-mata para o Bragantino. O técnico Thiago Carpini deixou o clube após o Estadual para comandar a Ferroviária. Atualmente, Renato Peixe treina o time na Série D.
Na sexta colocação com 12 pontos, ainda tem chances de classificação entre os quatro melhores do grupo A-7. Os jogos finais serão diante do Nova Iguaçu e do lanterna Panteras Negras. Essa é a terceira participação do Santo André na Série D e a segunda seguida. No ano passado, o time do ABC paulista foi eliminado pelo Esportivo na segunda fase da competição.
CIANORTE
O Cianorte ainda tem chances de chegar aos mata-matas. Precisa vencer seus jogos e torcer por resultados paralelos. O time paranaense se classificou para o mata-mata do Estadual, mas foi eliminado pelo Coritiba nas quartas de final. Com isso, não tem vaga na Série D de 2023 e precisa subir para garantir calendário nacional.
Após o Estadual, o elenco passou por uma reformulação completa. Em junho, após uma sequência de sete jogos sem vencer, o clube anunciou Osmar Loss, ex-Juventude e Inter, como técnico. Desde a chegada de Loss, foram quatro jogos, com uma vitória, um empate e duas derrotas. O triunfo foi diante do Paraná, em Curitiba.
RODADAS FINAIS GRUPO A-7
Penúltima rodada
Nova Iguaçu x Santo André
São Bernardo x Paraná
Pérolas Negras x Cianorte
Oeste x Portuguesa-RJ
Última rodada
Portuguesa x São Bernardo
Santo André x Pérolas Negras
Paraná x Oeste
Cianorte x Nova Iguaçu