Após a quarta derrota seguida e com a lanterna do Campeonato Brasileiro, o Juventude retornou a Caxias do Sul nesta segunda-feira (20). Depois do jogo contra o Atlético-GO, o vice-presidente de futebol, Osvaldo Pioner, prometeu que nenhuma decisão seria tomada antes da chegada à cidade e antes de conversar com a diretoria do clube. E isso se confirmou. Além disso, na entrevista coletiva não confirmou a continuidade do técnico Eduardo Baptista.
A delegação alviverde desembarcou em Caxias do Sul no final da manhã desta segunda-feira no Aeroporto Hugo Cantergiani. Os jogadores foram liberados para a reapresentação na terça. Durante à tarde, a direção esteve reunida. Neste encontro realizado, no Estádio Alfredo Jaconi, participaram, além de Pioner, integrantes da diretoria executiva: Paulo Stumpf, vice-presidente de Administração e Finanças, Fábio Pizzamiglio, vice-presidente de Comunicação e Marketing, e Rafael Bellei, vice-presidente de Patrimônio. O presidente Walter Dal Zotto Jr, por conta de problemas de saúde, está afastado das atividades presenciais e participou da reunião por videoconferência.
No final da tarde, o diretor-executivo Marcelo Barbarotti chegou ao Estádio Alfredo Jaconi, onde permaneceu por cerca de 45 minutos. Após a saída dos demais diretores, os últimos foram Pioner e Barbarotti, que ainda ficam reunidos por alguns minutos. Todos deixaram o Jaconi por volta das 18h30min. A decisão já havia sido tomada e comunicada ao profissional. Bastava também comunicar o treinador, que está em São Paulo com a família.
Eduardo Baptista chegou ao Juventude no dia 6 de março, quando acompanhou dos camarotes a vitória do Verdão diante do Guarany de Bagé, pelo Gauchão. Dois dias depois, comandou o primeiro treinamento e já treinou a equipe na última rodada do Estadual, fora de casa, diante do Brasil-Pel. Com 17 jogos no comando alviverde, o treinador teve apenas três vitórias. Após a quarta derrota seguida, diante do Atlético-GO, se mostrou bastante abatido, porque o time repetia os mesmos erros de outras rodadas.
Marcelo Barbarotti, executivo de futebol, estava no clube desde o início de 2021 e participou montagem do elenco que garantiu a permanência Alviverde na Série A na temporada passada. No entanto, desde o Gauchão vinha sendo criticado pelo torcedor alviverde.