Uma reunião da direção do Juventude, nesta segunda-feira (20), definiu a saída do técnico Eduardo Baptista e do diretor-executivo Marcelo Barbarotti. Após a quarta derrota seguida no Brasileirão, o clube preferiu trocar o comando técnico da equipe alviverde, que está na lanterna da Série A. O próximo jogo, pela 14ª rodada, acontece somente no domingo (26), às 18h, diante do São Paulo, no Estádio do Morumbi.
Com a saída de Eduardo Baptista, o Juventude chega a sua segunda troca de treinador em seis meses. No começo do Gauchão, Jair Ventura deixou o comando técnico da equipe após o começo ruim na competição estadual. O então auxiliar permanente do clube, Eduardo Barros, dirigiu o Juventude interinamente até a chegada de Eduardo Baptista, que assumiu o Verdão na última rodada do Campeonato Gaúcho.
No comando do Juventude desde o início de março, Baptista ficou no clube por 104 dias. Nesse período foram 17 partidas, com três vitórias, cinco empates e nove derrotas. Um aproveitamento de 27,4%. Uma das vitórias aconteceu na Copa do Brasil, diante do Real Noroeste, e duas pelo Brasileirão, contra Avaí e Fluminense.
Nas últimas quatro rodadas do Brasileirão, o Juventude teve quatro derrotas. Uma sequência negativa que o Verdão não tinha desde 2018. Desses quatro jogos que perdeu, em três o time saiu na frente e sofreu a virada. Em duas oportunidades, teve expulsões que prejudicaram a equipe. Com os resultados ruins, o Verdão chegou à ultima posição na tabela de classificação.
Já o diretor-executivo Marcelo Barbarotti foi o principal responsável pela montagem do grupo alviverde nas últimas temporadas. Ele chegou ao clube no início de 2021. Segundo a nota oficial, o Juventude agora trabalha para definir os substitutos para os dois cargos.
Números de Eduardo Baptista no Juventude
17 jogos
3 vitórias
5 empates
9 derrotas
27,4% de aproveitamento
Nota oficial
O Esporte Clube Juventude comunica oficialmente o desligamento do técnico Eduardo Baptista do comando técnico alviverde. Ele esteve à frente da equipe por 17 jogos entre Gauchão, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. Além do profissional, também deixa o clube o Executivo de Futebol Marcelo Barbarotti, que estava no clube desde o início de 2021 e foi peça fundamental na montagem do elenco que garantiu a permanência Alviverde na Série A na temporada passada.
O Esporte Clube Juventude reforça o sentimento de gratidão para com Eduardo Baptista e Marcelo Barbarotti, que ao longo de toda passagem pelo Verdão, se mostraram profissionais da mais intensa dedicação e do mais alto nível e, por este motivo, detém extremo respeito de todos dentro do estádio Alfredo Jaconi. O clube deseja aos profissionais sucesso e sorte na sequência da carreira.
Agora, a diretoria Alviverde já trabalha na busca de novos nomes para assumir os cargos de treinador e executivo de futebol.