Após 13 rodadas no Campeonato Brasileiro, o roteiro traçado pelo Juventude é de muitas dificuldades. O time chegou à última colocação da competição e não sairá da zona do rebaixamento na próxima rodada, quando enfrenta o São Paulo, fora de casa, no domingo (26). Além disso, não vence há quatro rodadas na competição nacional.
O Ju igualou uma sequência negativa que teve em 2018, ano do rebaixamento para a Série C. Assim como ocorreu naquela temporada, o Verdão tem quatro derrotas seguidas.
Nas últimas quatro partidas, o Juventude foi derrotado três vezes de virada. O Ju perdeu para o Athletico-PR, por 3 a 1, depois Corinthians, por 2 a 0, Santos, 2 a 1, e, por fim, Atlético-GO, 3 a 1. Em 13 jogos, o Ju sofreu gol em 12. Somente na vitória diante do Fluminense a defesa não foi vazada.
Na Série B de 2018, a sequência foi ainda pior com cinco resultados negativos nas últimas rodadas da competição nacional. Na antepenúltima rodada, perdeu para a Ponte Preta e foi rebaixado para a Série C. Depois, nos últimos dois jogos, já com o rebaixamento confirmado, aumentou a sequência para cinco derrotas.
Na atual campanha do Brasileirão, o Juventude chegou à lanterna após 13 rodadas. São sete derrotas e apenas duas vitórias. O Ju tem a pior defesa com 24 gols sofridos. Em 13 jogos, o Ju liderou o placar em oito, mas em seis sofreu o empate ou perdeu. Além disso, é o time mais indisciplinado da competição nacional.
Na campanha de permanência do Juventude no Brasileirão do ano passado, em nenhuma rodada chegou à lanterna. As piores colocações foram 18º, na quarta rodada e na vigésima nona. No fim da competição, o Verdão ficou na 16ª posição.
Juventude no Brasileirão 2022
:: 13 jogos
:: 7 derrotas
:: 25,6% de aproveitamento
:: Último colocado
:: Pior defesa com 24 gols sofridos
:: Quatro derrotas seguidas
:: Nos últimos quatro jogos, três derrotas de virada
:: Liderou o placar em seis jogos e não venceu
:: Seis expulsões em 13 jogos