Após 13 rodadas no Campeonato Brasileiro, o Juventude é o time mais indisciplinado da competição. Até aqui, foram 41 cartões amarelos e seis expulsões. O número de cartões vermelhos é o dobro na comparação com todo o Brasileirão do ano passado, quando foram apenas três. Os amarelos já são quase a metade na comparação com 2021.
Neste início de Série A, o Juventude chegou a sexta expulsão. O atacante Paulinho Moccelin foi expulso duas vezes, o zagueiro Vitor Mendes, o volante Yuri, o meia Chico e o lateral-esquerdo William Matheus receberam o cartão vermelho uma vez. No ano passado, o meia Guilherme Castilho foi excluído pela arbitragem duas vezes e o zagueiro Rafael Forster em um jogo.
— O Juventude não tem essa cultura de ser um time indisciplinado. Estamos pagando por isso. Vamos ter que continuar a conversa, evidente num tom mais pesado. Todos reconhecem. Não adianta se desculpar. Temos que mudar nossa postura dentro de campo — avaliou o vice de futebol do Juventude, Osvaldo Pioner.
Em 13 partidas, o Juventude recebeu 47 cartões, entre amarelos e vermelhos. Uma média de 3,6 por partida. Em levantamento do ge.globo, o Ju é o time mais indisciplinado. O estudo considerou na análise três pontos por cartão vermelho e um por amarelo. Se um jogador recebe dois cartões amarelos e, consequentemente, o vermelho, ele faz quatro pontos. O Verdão teve o maior índice do Brasileirão com 4,54.
Os jogadores do Juventude com mais cartões são os volantes Yuri, com quatro amarelos e um vermelho, Jadson, com quatro amarelos, o lateral-esquerdo William Matheus, com três amarelos e uma expulsão, o lateral-direito Rodrigo Soares e o zagueiro Paulo Miranda, com três amarelos, o zagueiro Vitor Mendes, com três amarelos e um vermelho, o volante Jean Irmer, com três amarelos, e o atacante Paulinho Moccelin, com duas expulsões e dois amarelos.
Das seis expulsões do Juventude, cinco foram de maneira direta. Apenas Vitor Mendes, diante do Cuiabá, recebeu o segundo amarelo ao protestar contra as decisões da arbitragem. As outras cinco foram por entradas bruscas ou uso excessivo de força na disputa da jogada contra o jogador adversário.
Juventude no Brasileirão 2021
:: 38 jogos
:: 89 cartões amarelos
:: 3 cartões vermelhos
:: Expulsos Guilherme Castilho (2) e Forster (1)
Juventude no Brasileirão 2022
:: 13 jogos
:: 41 cartões amarelos
:: 6 cartões vermelhos
:: Expulsos: Paulinho Moccelin (2), Yuri, Chico e William Matheus (1)
Expulsões 2022
2ª rodada - América-MG 4x1 Juventude - Paulinho Moccelin por jogo brusco grave
3ª rodada - Juventude 0x1 Cuiabá - Vitor Mendes, segundo amarelo por reclamação
6ª rodada - Avaí 1x2 Juventude - Chico e Paulinho Moccelin por jogo brusco grave
12ª rodada - Juventude 1x2 Santos - Yuri por entrada com uso de força excessiva na disputa
13ª rodada - Atlético-GO 3x1 Juventude - William Matheus por jogo brusco grave