Depois de muito lutar, o Juventude finalmente conseguiu fazer valer o fator casa e arrancou no último domingo (5) sua primeira vitória como mandante na Série A de 2022. Agora, pela primeira vez no campeonato a equipe de Eduardo Baptista não precisará viajar para jogar a rodada seguinte e aguarda o Athletico-PR, nesta quarta-feira, às 19h, no Alfredo Jaconi.
Ao mesmo tempo em que o confronto agrada pela comodidade em ser o mandante, o tempo utilizado para recuperação e treinamento foi espremido. Ás 11h do último domingo, sob pancadas de chuva e campo encharcado, o Juventude foi valente e esgotou suas forças para superar o Fluminense. A equipe realizou o trabalho regenerativo e voltou a treinar na véspera da 10ª rodada para compor o time titular, que tem a possibilidade de ter o atacante Capixaba como opção no banco e o lateral esquerdo Moraes em campo, no lugar do suspenso Rodrigo Soares.
O comandante Eduardo Baptista, que utilizou o atacante Ricardo Bueno no segundo tempo contra o Fluminense, não esconde que a definição do time inicial e também as substituições podem depender do nível exigido pelas condições do gramado. Entre as opções, está o goleador da equipe na temporada, Oscar Ruiz, com quatro gols, e o lateral-direito Paulo Henrique, que chegou a marcar contra o Tricolor carioca, mas teve o gol anulado por impedimento.
—Temos a oportunidade de engatar uma boa sequência. Claro que é uma partida difícil diante de uma grande equipe. O Athletico tem jogadores rápidos, que se deixar jogar, vão criar dificuldade pra nós — projetou Paulo Henrique que tem ocupado a extrema do campo dando apoio ao ataque jaconero.
Com 10 pontos em nove jogos, o Juventude tem 37% de aproveitamento na Série A e quer utilizar novamente o fator Jaconi para, pela primeira vez no campeonato, embalar uma sequência vitoriosa, fundamental para as pretensões do clube na temporada.
— Sempre foi uma força do Juventude, ano passado isso prevaleceu bastante, e esse ano não queremos fazer diferente. É a nossa casa, ninguém pode vir na nossa casa e querer bagunçar — avisou o lateral.