E a primeira vitória do Juventude como mandante no Campeonato Brasileiro finalmente veio. E chegou junto com um temporal na manhã deste domingo (5), que alagou o gramado Estádio Alfredo Jaconi, transformando a característica do confronto válido pela 9ª rodada da Série A.
O gol contra de Luccas Claro, ainda no primeiro tempo, veio a partir de uma finalização de Vitor Gabriel e com a participação de Isidro Pitta, garantindo o 1 a 0 para o Papo e o triunfo que tira momentaneamente o Juventude da zona do rebaixamento do Brasileirão.
Para seguir fora do Z-4, o Goiás precisa perder para o Botafogo nesta segunda-feira (6). Na quarta-feira (8), novamente no Jaconi, o Juventude recebe o Athletico-PR.
No gramado cheio de poças do Jaconi, o Fluminense começou melhor. Logo no minuto inicial, o time carioca pressionou para abrir o placar. Primeiro, após cruzamento de Samuel Xavier, Jean cortou para linha de fundo antes da chegada de Luiz Henrique. Na cobrança do escanteio, o cruzamento na segunda trave encontrou Ganso, que finalizou e a bola bateu nas costas de Jean. O Ju conseguiu segurar para a pressão inicial do adversário.
Depois, foi a vez de o Papo ir para cima do Tricolor das Laranjeiras. Rodrigo Soares, pela direita, e Isidro Pitta, pela esquerda, criaram oportunidades com perigo, mas faltou a melhor condição de finalização para vazar Fábio.
Mais adaptados ao gramado alagado, os times começaram a criar mais. Aos 20, Jean finalizou de frente para o gol e Fábio fez boa defesa. Aos 27, foi a vez de William Matheus arriscar. Após cobrança de falta, a bola foi tocada para o meio da área. Desequilibrado, o lateral alviverde cabeceou pela linha de fundo.
A vantagem do Juventude na adaptação ao gramado se transformou em gol aos 31. Vitor Gabriel finalizou e a defesa do Fluminense desviou. A bola sobrou para Pitta, que ao tentar mandar para o gol, viu o zagueiro Luccas Claro se atrapalhar no corte e, quase caindo, o defensor do Flu tocou contra a própria meta: 1 a 0 Juventude no alagado Jaconi.
O segundo chegou a sair aos 38, mas foi anulado. Pitta, em condição de impedimento, tocou para Paulo Henrique, que em velocidade avançou e tocou na saída de Fábio. O auxiliar em campo assinalou a irregularidade, confirmada pelo VAR.
Mesmo que volta e meia rondasse a área alviverde, o Fluminense pouco ameaçou. Em uma das poucas finalizações, ao 42, Luccas Claro subiu de cabeça após escanteio, mas mandou pela linha de fundo. Com a chuva castigando ao final do primeiro tempo, o Juventude foi para o intervalo com vantagem.
Antes da retomada do jogo, o Fluminense reclamou das condições do gramado do Jaconi, com o técnico Fernando Diniz invadindo o campo para reclamar com a arbitragem.
Apesar das reclamações, foi o time carioca quem avançou primeiro. Aos três minutos, Cano avançou pela direita, mas após a finalização, houve a marcação de impedimento. Aos 15, uma confusão se gerou após Felipe Melo acertar o cotovelo no rosto de Vitor Gabriel e o árbitro marcar simulação do jogador alviverde. A falta invertida quase gerou gol do Flu, com Manuel cabeceando à direita do gol de Cesar.
Baptista lançou Ricardo Bueno, colocando o terceiro centroavante na partida. E a chance do segundo veio com Vitor Gabriel, aos 33, quando Jadson cruzou e o centroavante cabeceou. Fábio, em dois tempos, fez a defesa.
Paulinho Moccelin, nos acréscimos, ainda teve oportunidade, mas o cabeceio foi pela linha de fundo. Ainda assim, a festa foi do Juventude na fria manhã de domingo em Caxias do Sul.
FICHA TÉCNICA
Juventude 1x0 Fluminense
JUVENTUDE
Cesar; Rodrigo Soares (Ricardo Bueno, 30/2°), Vitor Mendes, Rafael Forster e William Matheus; Jean, Jadson e Chico (Moccelin, 30/2°); Paulo Henrique, Vitor Gabriel (Thalisson, 19/2°) e Isidro Pitta (Moraes, 41/2°). Técnico: Eduardo Baptista
FLUMINENSE
Fábio, Samuel Xavier (Iago Felipe, 25/2°), Manoel, Luccas Claro e Caio Paulista (Cris Silva, ; Wellington (Felipe Melo, , André e Paulo Henrique Gans0 (John Kennedy, 12/2°); Luiz Henrique, Willian Bigode ( e Germán Cano. Técnico: Fernando Diniz
GOL: Luccas Claro (F), contra, aos 31 minutos do primeiro tempo.
ÁRBITRO: Jefferson Ferreira de Moraes (GO), auxiliado por Fabricio Vilarinho da Silva (FIFA-GO) e Luanderson Lima dos Santos (BA). VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-FIFA-SP)
CARTÕES AMARELOS: William Matheus, Rodrigo Soares, Thalisson (J), Ganso, Felipe Melo, Manuel, John Kennedy (F)
Expulsão: Nonato (F), no banco de reservas.
LOCAL: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.