No último final de semana das Surdolimpíadas, o Brasil subiu ao pódio em duas modalidades coletivas. No sábado (14), a seleção feminina de handebol conquistou o bronze contra as quenianas. No domingo (15), as meninas do Brasil faturaram o terceiro lugar no futebol feminino.
É a segunda Surdolimpíada seguida em que o país chega ao terceiro lugar no futebol. Em 2017, na Turquia, a seleção subiu ao pódio pela primeira vez na história representando um esporte coletivo do Brasil. Agora, o handebol feminino também entra para história.
O bronze no futebol foi conquistado após o Japão desistir dos jogos por motivo de saúde. O Comitê Organizador afirma que a delegação não enviou um comunicado oficial informando se tem relação com a covid-19. A decisão de não participar das últimas provas partiu da própria delegação.
O Brasil entraria em campo no sábado (14), no Estádio Centenário, contra o país nipônico na disputa pelo bronze. Entretanto, após a atitude da delegação de permanecer em isolamento no hotel, a seleção brasileira venceu sem a necessidade da realização da partida. O Brasil encerra sua participação na 24ª Surdolimpíada com seis medalhas, todas de bronze. No quadro geral, o país ficou na 44ª posição.