Um novo Campeonato Brasileiro começa e um novo Juventude estará em campo. Depois de um Gauchão de sustos, quando escapou do rebaixamento na última rodada, o Verdão aposta no período de preparação com quase 25 dias de intertemporada para a competição nacional. Reformulado, com oito reforços que foram contratados entre o final do Estadual e o início da Série A, e novas ideias de jogo.
Na casamata, uma novidade em relação ao ano passado e ao começo da temporada. Após a saída de Jair Ventura, demitido durante o Gauchão, a direção alviverde foi em busca de Eduardo Baptista, que volta a figurar na elite do futebol brasileiro, depois de grande trabalho no Mirassol. O comandante é o responsável pela reformulação do Juventude para o Campeonato Brasileiro.
— Foram dias de muito trabalho fora e dentro do campo. Fizemos uma remontagem do elenco. A gente sabe da responsabilidade e dificuldade que é o Brasileirão. Então, tivemos uma atuação fora de campo, junto à direção, e dentro de campo organizar a nossa equipe, passar a nossa ideia para começarmos bem o Brasileirão — afirmou Eduardo Baptista.
No ano passado, o Juventude conseguiu escapar do rebaixamento no Brasileirão na última rodada, quando venceu o Corinthians por 1 a 0. Daquele time, as principais peças deixaram o elenco. Saíram o zagueiro Vitor Mendes, o volante Dawhan, o meia Guilherme Castilho e o atacante Sorriso. Entre os remanescentes estão o zagueiro Rafael Forster, o volante Jadson, o atacante Capixaba e o centroavante Ricardo Bueno.
Os reforços não empolgaram o torcedor, mas o Juventude aposta em jogadores com passagem em clubes da Série A e jovens que possam despontar na elite nacional. O clube contratou, entre o fim do Gauchão e o início do Brasileirão, o zagueiro Thalisson (Mirassol), o lateral-esquerdo Busanello (Dnipro), os volantes Yuri (Fluminense) e Jean Irmer (Gil Vicente-POR), o meia Marlon (Fortaleza), os atacantes Edinho (Fortaleza), Paulinho Moccelin (Londrina) e Óscar Ruiz (Bahia).
Para a atual temporada, as principais contratações foram, ainda no início do ano, o zagueiro Paulo Miranda e o volante Darlan, ambos emprestados pelo Grêmio, e o centroavante Isidro Pitta, que estava no futebol espanhol. Desses somente Paulo Miranda é titular. Com essas peças, o objetivo do Verdão novamente será a permanência na elite do Brasileirão.
O Juventude foi um dos poucos times da Série A que teve um período grande de intertemporada nas últimas semanas. Sem jogos oficiais, o técnico Eduardo Baptista conseguiu trabalhar suas ideias e aumentar a confiança do elenco, após um Campeonato Gaúcho muito ruim.
— É importante. O primeiro trimestre não foi bom e tivemos uma correção de rota. Ter um tempo para corrigir é importante. Corrigir com jogos é muito difícil. Tivemos um tempo para avaliar o elenco. Minha chegada antecipada, pude sentir e conhecer o grupo. Tivemos tempo para contratar e revigorar o ânimo do grupo. Encontramos um elenco abatido e procuramos treinar e mostrar para eles que com trabalho podemos reverter — finalizou o treinador alviverde.
Ficha do Juventude
Nome: Esporte Clube Juventude
Cidade: Caxias do Sul
Fundação: 29/06/1913
Estádio: Alfredo Jaconi
Principais Reforços: Zagueiro Paulo Miranda, meia Marlon e centroavante Isidro Pitta
Time-base: César; Rodrigo Soares, Paulo Miranda, Rafael Forster e Busanello (William Matheus); Yuri, Jadson; Capixaba, Marlon e Paulinho Moccelin (Óscar Ruiz); Ricardo Bueno.
Técnico: Eduardo Baptista
História no Brasileirão: 17 participações
Melhor campanha: 7º colocado em 2002 e 2004
Colocação em 2021: 16º