Estar vacinado contra a covid-19 não impede uma pessoa de contrair a doença, já que nenhuma vacina existente no mundo tem 100% de eficácia. Entretanto, elas são eficazes para evitar os casos graves da doença, que levam à intubação e à morte. Conforme a última atualização da prefeitura de Caxias do Sul, 255.701 pessoas já estão vacinadas com a primeira dose contra o coronavírus.
Isso significa que aproximadamente metade da população já deu início ao processo de imunização. Contudo, a outra metade ainda não, seja por não fazer parte do grupo em que estão disponibilizadas, por um impeditivo de saúde ou por escolha própria, como é o caso de Rafael Jaques, técnico do Caxias. O caso motivou uma cobrança do Departamento Médico do clube sobre o Departamento de Futebol, que reiterou o pedido aos jogadores e demais funcionários.
Após testar positivo para a covid-19 e ficar afastado das atividades do Grená, o clube informou que o treinador não tomou a primeira dose da vacina, embora tenha 45 anos e nenhuma contraindicação médica. Através de sua assessoria de imprensa, Jaques "considerava ter uma boa saúde e preferia deixar que os mais necessitados se vacinassem primeiro". Ainda conforme a assessoria, o treinador grená iria se vacinar nesta semana.
Conforme Aloir de Oliveira, vice-presidente de medicina esportiva do clube, a orientação do Departamento Médico foi para todos cumprirem o protocolo dos testes e das vacinas.
— Tivemos a iniciativa de exigir, pois é muito importante e somos convictos da vacina. Cobramos da direção sobre o treinador e esperamos que dê os motivos, pois é um funcionário do clube. Quanto aos jogadores, não tivemos nenhuma objeção e eles estão cumprindo. Todos precisamos nos vacinar para sair dessa — diz Aloir de Oliveira.
Marcelo Pitol, Thiago Sales, Rafael Lima, Paulinho Santos, Diogo Oliveira e Carlos Alberto, atletas grenás com 33 anos ou mais – idade de vacinação em Caxias do Sul até a última terça-feira - já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19.
— Novamente falamos com os atletas sobre o que foi passado pelos médicos. Dentro da diminuição da idade, alguns jogadores já tomaram, como o Carlos Alberto, que teve reações antes do jogo contra o Joinville. Estamos sempre orientamos o elenco, até porque eu, Ademir (Bertoglio) e os demais diretores também já tomamos a vacina da covid-19. O mesmo vale para a da gripe. Então todos devem procurar os postos de saúde, de preferência na segunda-feira, para evitar ficar de fora de algum jogo do final de semana — afirma o presidente Paulo Cesar Santos.
Pela décima rodada do Campeonato Brasileiro Série D, o Caxias enfrenta o Aimoré no próximo domingo (8), às 15h, no Estádio Cristo Rei. Para o jogo, comissão técnica e atletas serão testados nesta quarta-feira, com os resultados previstos para saírem na sexta-feira. O grená será comandado na casamata pelo auxiliar-técnico Célio Pretto.