Na semana que antecede ao primeiro jogo da semifinal do Campeonato Gaúcho contra o Grêmio, o principal assunto no Estádio Centenário foram as mudanças no clube. Primeiro, o anúncio do técnico Rafael Lacerda, que deixará o cargo depois do Estadual. Depois, a notícia de que Eduardo Diniz não teve o contrato renovado e, por último, a saída do diretor de futebol Junior Guera.
— O elenco recebe com naturalidade. Tem situações que acontecem no futebol e fogem da nossa alçada. A saída que atinge mais diretamente o grupo é o Diniz. Ele estava no nosso dia a dia no campo, então afeta diretamente. Mas sempre tem alguém para suprir. Isso acontece no futebol. O Lacerda foi muito claro com o grupo. Nós entendemos a situação. O grupo é focado. Independente de qualquer coisa, vamos entrar para vencer — disse Juliano.
O ex-diretor de futebol Junior Guera ficou no cargo por 57 dias. Nas imagens, pelas redes sociais, na comemoração da classificação contra o Pelotas, o dirigente não aparece no campo nem no vestiário. Segundo o capitão grená, os atletas tinham pouco contato com Guera.
— Nós tivemos pouco contato. Teve a apresentação. Eu mesmo tive uma conversa com ele após a apresentação. Depois disso, não tivemos nenhum contato praticamente. Então, o grupo reagiu naturalmente com essa troca. A semifinal está aí e esse é nosso foco — comentou Juliano.
Dentro de campo
Em dois jogos, Caxias e Grêmio irão definir um dos finalistas do Campeonato Gaúcho. A primeira partida será no Estádio Centenário e o time grená espera conseguir uma vantagem para o duelo da Arena na semana seguinte.
— O primeiro jogo é fundamental. Nós temos o exemplo da nossa final do Gauchão ano passado. Perdemos o primeiro jogo, ganhamos o segundo, mas pelo saldo não conseguimos ser campeões. Partidas contra Grêmio ou Inter é sempre muito difícil. O Grêmio tem uma equipe com bastante toque de bola — afirmou o volante Juliano.
O capitão grená é um dos remanescentes do título do primeiro turno no ano passado e do vice-campeonato gaúcho contra o Grêmio nas duas oportunidades:
— Vejo semelhanças, sim. O Caxias manteve boa parte dos jogadores e a própria comissão técnica. Talvez mude a característica de um atleta ou outro, mas eu acho que a ideia de jogo, a forma e características de alguns atletas permanecem do ano passado para cá.