A 24ª edição das Surdolimpíadas de Verão, que terá Caxias do Sul como sede principal, foi adiada para 2022. A definição ocorreu ontem, após reunião de representantes do Comitê Plural de organização do evento, no gabinete da reitoria da UCS. As competições estavam previstas para o período entre 5 e 21 de dezembro deste ano. Porém, por conta da situação ainda preocupante da pandemia do coronavírus, a nova data prevista é entre os dias 1º e 15 de maio do próximo ano.
Como a vacinação pelo mundo apresenta diferenças significativas entre um país e outro, a medida busca garantir um tempo maior para a imunização da população mundial. Evento multidesportivo mais antigo depois dos Jogos Olímpicos, as Surdolimpíadas de Verão ocorrem a cada quatro anos, com a última edição realizada em 2017, na cidade de Samsun, na Turquia.
Caxias do Sul será a primeira sede da Surdolimpíada na América Latina. Para a disputa em 21 modalidades esportivas, é prevista a participação de mais de 100 países e 4 mil surdoatletas.
Participaram da reunião de anúncio da decisão o presidente interino do ICSD, Gustavo Perazzolo, o executivo do ICSD, Dimitri Rebrov, o presidente executivo do Comitê Plural das Surdolimpíadas, Emir José Alves da Silva, a executiva das Surdolimpíadas Jaqueline Mognaga; a secretária executiva das Surdolimpíadas, Jussânia Dinani, o assessor de comunicação das Surdolimpíadas, Alexandre Couto, o presidente da Federação Desportiva de Surdos do RS, Gustavo Lemos, e a presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos, Diana Kyosen.
Também acompanharam o encontro o reitor da UCS, Evaldo Kuiava, o presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos, o chefe de gabinete da UCS, Gelson Leonardo Rech, o secretário municipal de Esportes de Caxias do Sul, Gabriel Citton, o vereador caxiense Felipe Gremelmaier, a presidente do Conselho Municipal do Desporto, Carla Pretto, e a diretora executiva do SEGH - Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria, Marcia Ferronato.