A primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, foi convidada para ser patrona das Surdolimpíadas que terão Caxias do Sul como sede em 2021. O convite oficial foi encaminhado por meio de ofício pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), responsável pela organização do evento esportivo, após a confirmação de que o município receberia os jogos. A decisão foi oficializada pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos no último dia 5.
A primeira-dama é engajada com causas de pessoas com deficiência e, inclusive, na posse de Bolsonaro, em 2019, fez um discurso na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A comitiva da UCS pretendia reforçar o convite pessoalmente à primeira-dama durante uma viagem a Brasília, em que também convidou o presidente Jair Bolsonaro para a inauguração da fábrica de grafeno da instituição em março. No entanto, Michelle não teve disponibilidade de agenda e, assim, o pedido foi reforçado ao presidente.
— O presidente ficou muito entusiasmado (com a ideia de Michelle ser patrona do evento) e também orgulhoso pelo país ter sido escolhido para este evento — comenta o presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), José Quadros dos Santos.
As competições, que envolvem atletas de 100 países, serão realizadas pela primeira vez na América do Sul. As Surdolimpíadas estão marcadas para ocorrer entre os dias 5 e 21 de dezembro do próximo ano.