O congresso técnico do Campeonato Gaúcho 2021 realizado nesta semana definiu mudanças. A competição começa no dia 27 ou 28 de fevereiro e terá uma nova fórmula. Os 12 times irão se enfrentar em turno único. Os quatro melhores se classificam às semifinais e os vencedores de cada eliminatória disputam a decisão. As semifinais e finais serão decididas em jogos de ida e volta.
O Juventude começa a disputa fora de casa e encerra como mandante. O time alviverde terá cinco jogos em casa e outros seis fora. A primeira partida acontece no Estádio Beira-Rio diante do Inter. Na segunda rodada, encara o São Luiz no Estádio Alfredo Jaconi. Na sequência, visita o Novo Hamburgo e recebe o Pelotas pela terceira e quarta rodadas, respectivamente. Depois vai a Erechim pegar o Ypiranga e volta a Caxias para encarar o Grêmio.
Na sétima rodada, visita o São José-PoA e na próxima partida joga contra o Aimoré no Jaconi. O clássico Ca-Ju será pela nona rodada e acontece na casa do Caxias, no Estádio Centenário. Na penúltima rodada, o Juventude visita o Esportivo e termina a primeira fase contra o Brasil-Pel em casa.
A fórmula de disputa é muito semelhante as edições do Gauchão 2015, 2016, 2017 e 2018. A única mudança é que agora classificam os quatro melhores. Entre 2015 e 2018 avançavam os oito primeiros no turno único.
Jogos do Juventude
1ª rodada - Inter x Juventude
2ª rodada - Juventude x São Luiz
3ª rodada - Novo Hamburgo x Juventude
4ª rodada - Juventude x Pelotas
5ª rodada - Ypiranga x Juventude
6ª rodada - Juventude x Grêmio
7ª rodada - São José-PoA x Juventude
8ª rodada - Juventude x Aimoré
9ª rodada - Caxias x Juventude
10ª rodada - Esportivo x Juventude
11ª rodada - Juventude x Brasil-Pel