![Neimar De Cesero / Agencia RBS Neimar De Cesero / Agencia RBS](https://www.rbsdirect.com.br/filestore/9/5/8/8/4/9/4_c3d6927eb4cdf76/4948859_44e865d35c2b39d.jpg?w=700)
Vem aí o 3º Concerto de Moda da Serra Gaúcha. As atividades ocorrem nos dias 15 e 16 de junho, no complexo Pátio Eberle. Neste ano, uma das novidades é a estreia da edição outono/inverno. Os desfiles serão temáticos e homenageiam cantoras icônicas da música brasileira como Leci Brandão, Elza Soares, Clara Nunes, Elis Regina e Rita Lee. A programação faz parte da agenda de comemorações oficiais do aniversário de 134 anos de emancipação política de Caxias do Sul, organizado pela Secretaria Municipal do Turismo.
A primeira edição do Concerto de Moda ocorreu em 2022, contou com a participação de 10 marcas e alcançou 2 mil pessoas ocupando o Jardim das Réplicas, nos Pavilhões da Festa da Uva. No ano seguinte, foram 30 marcas e 6 mil pessoas envolvidas em ações realizadas no centro de Caxias, como um desfile a céu aberto na Rua Sinimbu, em frente à Catedral Diocesana. Até terça-feira (16), no anúncio oficial da nova edição, 11 grifes já haviam confirmado sua participação no Concerto de Moda deste ano, mas a expectativa é de maior adesão até o dia 24, quando se encerram as inscrições.
A criação de uma nova edição do Concerto de Moda, dessa vez ancorado nas estações mais frias do ano, outono e inverno, foi uma demanda que a organização do projeto, representada por Raul Cardoso, recebeu das marcas participantes das outras edições.
— As escolhas que nós vamos estabelecendo no percurso das edições do Conceito de Moda, se dão de forma bem empírica. Ouvindo o público, ouvindo as marcas, ouvindo todos os envolvidos no processo de construção desse festival de moda. Quando a gente ocupa vias públicas e prédios históricos, o que nós estamos buscando trazer é o desenvolvimento da autoestima para a região, para que as pessoas possam construir narrativas positivas sobre o espaço em que nós vivemos, que é essa cidade incrível que é Caxias do Sul e essa região que é tão reconhecida no país e no mundo, que é a Serra gaúcha — destaca Cardoso.
As atividades do Concerto, desde a concepção, tratam a moda como cultura, abordando estilos, tendências e valorizando os profissionais que formam o mercado. Para Cardoso, o objetivo principal é democratizar o acesso à moda por meio de experiências. A organização também busca, com as atividades organizadas no centro da cidade, ocupar espaços públicos e o centro histórico, integrar, ainda mais, a cadeia produtiva da moda e incentivar o turismo de negócios. Outro objetivo no horizonte da organização é integrar o calendário nacional de moda.
![Neimar De Cesero / Agencia RBS Neimar De Cesero / Agencia RBS](https://www.rbsdirect.com.br/filestore/8/0/9/8/4/9/4_381f10204b6d453/4948908_3732e06c7a3b6dd.jpg?w=700)
— Escolher espaços públicos e prédios históricos e, mais precisamente, o Pátio Eberle, que está no imaginário social, que está na vida das pessoas, é um jeito de conectar esse universo da moda com a população, que é a consumidora e a promotora dessa indústria — pontua Cardoso.
Com um final de semana de programação voltada à moda, produção, beleza e criações autorais, o Concerto de Moda volta a unir marcas, que segundo Cardoso, poderiam ser consideradas concorrentes, numa mesma passarela, no mesmo evento. A ideia é mostrar que, mais do que concorrentes no mercado, as marcas locais unidas constroem a força da indústria na região. Além disso, a realização da nova edição em junho é uma provocação (no bom sentido) à indústria. Porque, geralmente as grifes apresentam bem mais cedo as tendências para a estação.
— É para, realmente, entender a moda enquanto cultura. Entender que coisas que são produzidas com qualidade não possuem prazo de validade. Isso é algo que nos importamos muito em chancelar. Ao colocarmos o Concerto de Moda exatamente em junho, que anda na contracorrente de tudo o que as outras semanas de moda propõem, demonstramos interesse em sair dessa lógica — justifica Cardoso.
Mais ações
- No Concerto de Moda - edição Outono/Inverno, ocorre também o lançamento oficial do selo Caxias Criativa, integrado ao programa estadual RS Criativo, junto da Secretaria Municipal da Cultura.
- Durante o final de semana do evento, estão previstas oficinas de cerâmica para vestir com Cris Bellini e moda na palma da mão com profissionais da marca Bergamaschi.
- Também está previsto, pela primeira vez, um casting aberto para seleção de novas modelos para os desfiles do Concerto: será no dia 24 de abril, às 16h, em frente à Amendoeira Chocolaterie.
- A seleção de modelos será conduzida pela equipe do Concerto de Moda e da agência Cast One Models.
- A programação integrada ainda a campanha Eu amo o Pátio Eberle e contará, também, com uma visita guiada ao complexo de prédios, no dia 15 de junho, mediada pelo jornalista Rodrigo Lopes, titular da coluna Memória, publicada diariamente no jornal Pioneiro.
![Instagram @carlacarlinoficial / divulgação Instagram @carlacarlinoficial / divulgação](https://www.rbsdirect.com.br/filestore/9/5/1/9/4/9/4_3466a6f2732c3f9/4949159_0499a2a376c323c.jpg?w=300)
Confira as marcas já confirmadas
- Biamar;
- Montefina;
- Melissa;
- Ana Dotto Atelier;
- Izabel Peteffi;
- Martina Cambruzzi;
- Rachi Vanin;
- B.bag;
- Maria Pagú;
- Carla Carlin;
- Mole Bag.