A noite desta quarta-feira (8) foi de arte e cultura em pleno coração de Caxias do Sul. A 2ª edição do Concerto de Moda da Serra Gaúcha lotou a Rua Sinimbu, entre a Dr. Montaury e Marquês do Herval. Olhos atentos e curiosos pararam seus caminhos diários para prestigiar um desfile de moda em uma das principais ruas da cidade.
Doze modelos desfilaram sete marcas de designers locais na primeira etapa do desfile, chamada Pandeiro. Participaram as marcas caxienses Fabiane Montemezzo, Rachi Vanin, Estese, Martina Cambruzi, Nuhdô e Criolada.
A segunda etapa, Atabaque, contou com 12 marcas de expressão nacional, como Rafaela Tomazzoni, Gida, UseMoni, Melissa, Dominator, Fig.Cool, Biamar, Anselmi, Rico Bracco, Montefina e Yang.
Fundadora da marca Estese, Kimberly Santini comemorou a participação na primeira etapa do desfile:
— É muito gratificante ver as minhas roupas em uma passarela. É o primeiro desfile da Estese, então eu me senti muito realizada em ver os modelos no centro da cidade, num evento tão grande como esse. Foi suado, porque a gente teve pouco tempo para isso, cerca de um mês para se organizar. E foram muitos looks novos que eu decidi fazer exclusivamente para o desfile. Então, realmente, foi um desafio, mas agora vendo tudo pronto no final, tudo lindo, eu me sinto muito realizada.
A realização do desfile também agradou a quem parou para conferir o movimento atípico em frente à Praça Dante Alighieri.
— Está um espetáculo, a música boa, a beleza, a arte… Hoje de tarde, quando eu passei, tinha uma movimentação e vi pela passarela que podia ser algo legal. Quando eu saí da loja, vim ver. Eu trabalho com moda. Está maravilhoso, um espetáculo e um show de beleza. Caxias merece, né? Não é só do aço que vive Caxias, vive da beleza e arte também — elogiou a vendedora Sheila Camargo.
Com o objetivo de democratizar o acesso a moda, a programação do concerto ainda terá outros dois desfiles: o Flauta, marcado para quinta (9), às 17h, no Palacete Eberle, com roupas sob medida e criadas por ateliês locais: Rico Bracco, Vívian Boff, Lis Faria, Izabel Peteffi Basso e Ana Dotto. No sábado (11), ocorre o desfile Cuíca, às 18h, na sede social do Clube Juvenil. O evento ainda terá duas feiras e uma conferência de moda, com cinco palestras. A programação do Concerto de Moda conta com a participação de 28 grifes.
Organizador do evento, Raul Cardoso, durante a abertura do evento, destacou que a moda exerce papel social e histórico, com a possibilidade contar histórias da civilização através do tempo.
— A moda é uma possibilidade de expressão. Moda é cultura — finalizou.