Caxias do Sul tem se empenhado em promover ações que visem a retomada do protagonismo no mercado da moda no cenário regional. Algumas delas, como o Projeto Feito na Serra Gaúcha, parceria do Sebrae com o Laboratório Magnabosco, que visa o fortalecimento da identidade das grifes da região, se soma à 2ª edição do Concerto de Moda da Serra Gaúcha (CMSG), cuja programação foi lançada na manhã desta segunda-feira (9), no Pátio Eberle, espaço simbólico de Caxias do Sul e que remete à história do setor no município.
— Temos como grande objetivo gerar acesso a experiências de moda e democratizar a participação de toda a população, com atividades gratuitas. Parte realizada ao ar livre e outra em espaços históricos, na área central da cidade — explicou Raul Cardoso, idealizador e realizador do evento.
Por conta de novas parcerias que se somam a esse desafio, além da inserção de mais atividades, a organização do Concerto de Moda precisou ampliar a programação. À exceção do curso O Poder de Criar Imagens, realizado por Nelson Studio, que inicia no dia 23 deste mês, as demais atividades ocorrem em novembro.
Além dos desfiles de grifes locais que vão ocupar a Rua Sinimbu, em frente à Praça Dante, o Palacete Eberle e a sede social do Clube Juvenil, ocorre ainda uma seletiva de modelos sob a tutela da agência caxiense Cast One, no dia 4 de novembro, na Escola Municipal São Vicente, durante a realização da 10ª edição do festival Aldeia Sesc.
— A escolha destes locais quer possibilitar que a comunidade se aproprie da proposta do evento, num processo de conexão com o cotidiano. Moda é consumo, cultura, comportamento e transformação social — defendeu Cardoso.
O lançamento teve a participação da vice-prefeita Paula Ioris, que lembrou o sucesso da primeira edição, realizada na Réplica de Caxias, no Parque da Festa Nacional da Uva, com foco em conteúdos locais.
— O resultado foi tão positivo, que temos agora um evento regional, com quase uma semana de atividades. Isto repercutirá positivamente na consolidação definitiva do setor da moda na Serra gaúcha — projetou.
Entre as iniciativas, uma em especial vincula esse movimento contemporâneo à raiz histórica da moda feita em Caxias. No dia 30 deste mês, ocorrerá uma visita pela localidade de Galópolis, onde está instalada a Cooperativa Têxtil Galópolis (Cootegal), especializada na fabricação de fios e tecidos de lã e o segundo mais antigo lanifício em operação no Brasil.
Programe-se
- 23/10 a 11/11 – Curso “O Poder de Criar Imagens” (Nelson Studio).
- 4/11 – Aldeia Sesc + CMSG - Arara de Trocas e Seletivas de Modelos, no Bairro São Vicente (em frente a EMEF São Vicente de Paulo), das 14h às 17h.
- 8/11 – Desfile Pandeiro (Rua Sinimbu, na altura da Praça Dante), das 18h às 19h.
- 8/11 – Desfile Atabaque (Rua Sinimbu, na altura da Praça Dante), das 19h30min às 21h30min.
- 9/11 – Lançamento do Projeto Feito na Serra Gaúcha 2023 (Laboratório Magnabosco), às 11h.
- 9/11 – Desfile Flauta (Palacete Eberle - Restaurante Aristocrata), às 17h.
- 10/11 – Conferência de Moda (Sede Social do Clube Juvenil), das 8h30min às 19h30min.
- 11/11 – Feiras Bazar Juntim e Open Closet (Sede Social do Clube Juvenil), das 12h às 18h.
- 11/11 – Desfile Cuíca (Sede Social do Clube Juvenil), às 18h.
Observação
Todas as atividades são gratuitas. Algumas delas, como as palestras da Conferência de Moda e o Desfile Flauta, apesar de serem com entrada franca é preciso retirar o convite antecipadamente nesse link.
Marcas confirmadas
Desfile Pandeiro
Nesse desfile, que une estilos diversos, haverá a participação de marcas autorais, que construirão um espetáculo de originalidade e design eclético, em um espaço histórico. Participam:
- Fabiane Montemezzo
- Rachi Vanin
- Estese
- Martina Cambruzi
- Nuhdô
- Criolada
Desfile Flauta
No Brasil do século 19, a flauta embalava bailes onde os convidados exibiam roupas feitas sob medida, ao som da polca, modinha e valsa. Participam:
- Rico Bracco
- Vívian Boff
- Lis Faria
- Izabel Peteffi Basso
- Ana Dotto
Desfile Atabaque
Grandes marcas da Serra gaúcha, que ecoam suas produções pelo mundo e tornam a moda feita aqui sonora e pulsante, apresentarão suas coleções de primavera-verão. Participam:
- Rafaela Tomazzoni
- Gida
- UseMoni
- Melissa
- Dominator
- Fig.Cool
- Biamar
- Anselmi
- Rico Bracco
- Montefina
- Yang
Desfile Cuíca
Neste desfile o foco é o trabalho de designers garimpeiros de roupas e marcas de upcycling que elevaram as peças de segunda mão para outro patamar.
- Ratazone
- Garimpo Gold
- Garimpo de Ap
- Eco Street Brechó
- Juju’s Brechó
- Maria Pagu