No livro que marca o trigésimo lançamento de sua carreira, a caxiense Véra Stedile Zattera oferece uma ampla visão das culturas latinas a partir do ponto de vista de um detalhe, como fazem os bons investigadores. Em "Ponchos e Chiripás", a estilista e pesquisadora se debruça sobre duas peças tão simples quanto icônicas, buscando as origens e identificando diferentes contextos e transformações através do tempo, uma vez que ambos os acessórios seguem sendo produzidos e utilizados, seja para aquecer nos dias frios da lida campeira ou como um acessório para adornar no dia a dia.
Ao longo de 224 páginas ricas em imagens e ilustrações, a autora transita por têxteis primitivos dos países latino-americanos; pelos ponchos e pelos chiripás do Cone-Sul; e por uma série iconográfica na qual é possível observar as mais diversas tramas e cores utilizadas na confecção destas peças, que são ressignificadas ao longo do tempo.
- Tenho uma filosofia muito simples: tudo o que está na gaveta não ensina ninguém. Com os meus livros quero transmitir ao máximo o conhecimento que acumulei na minha trajetória. Essa é uma pesquisa que vem à tona num momento importante, que é a proximidade com a Semana Farroupilha, em que naturalmente cresce o interesse pelo estudo da cultura regional - comenta a estilista, que irá assinar os vestidos da corte da Festa da Uva de 2024.
Especialista em indumentária, Véra conta que as pesquisas que deram origem a "Ponchos e Chiripás" tiveram início ainda nos anos 1980, quando foi a única mulher no que chama de "clube do bolinha" de alguns dos principais folcloristas gaúchos: Barbosa Lessa, Paixão Côrtes, Antônio Augusto Fagundes e Fernando Assunção:
- Tive a felicidade de ser a menina nesse clube de estudiosos do tema, que me apadrinharam e me deram acesso às suas bibliotecas. O Brasil sempre esteve atrás de países vizinhos em bibliografia, e no momento em que comecei a pesquisar sobre o gaúcho, fui a primeira acadêmica, como professora da UCS, e, o que é ainda mais grave, fui a primeira mulher (risos). Mas foi uma época muito legal, porque eu também pude contribuir com um olhar mais apurado sobre os detalhes de cada indumentária, complementando ao conhecimento histórico que eles tinham.
Além do livro, Véra promove uma exposição com 40 painéis temáticos com imagens que estão no livro. Será na Casa FaRo, com visitação de 1º a 22 de setembro. Tanto o livro quanto os painéis estarão disponíveis para comercialização:
- Muitas vezes as pessoas adquirem meus livros e me perguntam sobre as imagens muito bonitas que eles trazem. Eu tenho o direito de uso de um acervo muito grande de imagens dos séculos 17 e 18, e esses painéis vão dar a oportunidade para quem quer ter uma imagem para ter na parede da sua sala ou no seu escritório.
PROGRAME-SE
O quê: lançamento do livro e exposição Ponchos e Chiripás, de Véra Stedile Zattera
Mostra: evento inaugural nesta qarta-feira, e visitação de 1º e 22 de setembro de 2023, de segunda a sexta, das 10h ao meio-dia e das 14h às 19h.
Onde: Casa FaRo (Rua Plácido de Castro, 1053, térreo do Vint Offices, bairro Exposição), em Caxias do Sul.
Valores: o livro custa R$ 200. Painéis: R$ 100,00, formato 1,50 m x 1,10 m.