Nesta segunda-feira (28) é celebrada a Lei da Anistia, promulgada em 1979. Em Caxias do Sul, o Arquivo Histórico Municipal promove o bate-papo Memórias de Resistência, às 19h. A ideia é colaborar com a compreensão do processo histórico da ditadura civil-militar, também no contexto regional.
A mediação do encontro é de Denise Ruaro, licenciada e mestra em História pela UCS, professora da rede municipal de Caxias e filha do ex-membro da VAR-Palmares, João Ruaro Filho.
Para compor a mesa, foram convidados: Fabiana Zanandrea, servidora do Arquivo Histórico e mestra em História pela Unisinos, Graciela Ferre; Olga Neri de Campos Lima e Orlando Pedro Michelli, engenheiro mecânico e ex-preso político que atuou em movimentos de resistência em Caxias e Porto Alegre, como liderança do movimento estudantil secundarista e, posteriormente, como membro da VAR-Palmares.
Antes do bate papo, serão exibidos o curta-metragem Armada (foto acima), de Filipe Ferreira, que aborda os casos de tortura na ditadura em Caxias do Sul através de uma história ficcional, e Memória e Repressão, uma intervenção sobre memória e esquecimento, documentada pelo Levante Popular da Juventude e Manifestasol na Praça Dante Marcucci.