Aos 24 anos, a caxiense Nathália Boeira vive a expectativa de dar mais um grande passo na carreira. Graduada em Música com ênfase em flauta transversal pela UFRGS, e flautista titular da Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul, a jovem acaba de ser selecionada para um programa de pós-graduação na Califórnia, com bolsa de estudos integral. Mesmo com o benefício, contudo, a realização do sonho demanda um alto investimento. Por isso, a fim de ajudar a custear as despesas de seu primeiro mês nos EUA, a musicista iniciou uma campanha de arrecadação de valores.
Mas por que apenas o primeiro mês, dos 12 de duração da pós-graduação na La Sierra University? Nathália explica que terá direito a trabalhar por 20 horas na universidade, mas só após resolver questões burocráticas quando já estiver em solo norte-americano, o que irá levar algumas semanas. Outras despesas a serem custeadas com o montante da vaquinha são referentes a taxas consulares e passagem aérea.
– Fiquei muito feliz quando recebi a notícia de que havia sido aprovada, mas, principalmente considerando a cotação atual do dólar, pagar esse curso seria impossível. Conseguir a bolsa integral foi uma conquista enorme, mas ainda assim os custos com estadia e alimentação nas primeiras semanas, além de valores referentes à própria viagem, são bastante elevados. Somente a taxa para tirar o visto de estudante, por exemplo, custa 350 dólares – comenta a musicista caxiense.
Além de se aperfeiçoar no instrumento, como contrapartida pela bolsa de estudos a caxiense irá integrar a banda e a orquestra sinfônica da universidade, que fica na cidade de Riverside, de pouco mais de 300 mil habitantes. Algo inimaginável, talvez, para quem começou a tocar flauta aos 11 anos em um programa da prefeitura de Caxias do Sul, que oferecia aulas de música através da Escola Preparatória da Cia. Municipal de Dança. Antes de iniciar a graduação, Nathália também foi aluna em outro programa social, o projeto Mais Música, capitaneado pelo Colégio La Salle com entidades parceiras. De aluna a professora, a caxiense transmite seu conhecimento às crianças da Orquestra Jovem UCS LionsEduC, além de lecionar na Orquestra Acadêmica da UCS.
O embarque para os EUA está previsto para a segunda quinzena de setembro. Para ajudar Nathália com qualquer valor, as maneiras de contribuir são através de Pix (chave 54 999516725) ou de depósitos na vaquinha virtual (www.vakinha.com.br/3968297). Além da vaquinha, a musicista iniciou a venda de focaccias e bolos feitas por ela mesma. Interessados podem entrar em contato pelo Instagram @nathalia.flute ou por WhatsApp (no mesmo telefone da chave Pix).