A secretaria de Segurança de Bento Gonçalves (SEMSEG) e a Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTEC), devem instalar, ao longo deste mês, 10 novas câmeras de videomonitoramento, que serão colocadas em zonas estratégicas da cidade, como na Via del Vino e nas praças Walter Galassi e Dr. Bartholomeu Tacchini.
No dia 23 de dezembro, um equipamento foi instalado na esquina da Praça Walter Galassi, na Rua Marechal Deodoro, com o objetivo de reforçar a segurança no local. A ação foi tomada após Rui das Merces Alcântara Fontes, 36 anos, ter sido assassinado a golpes de faca na Praça Bartholomeu Tacchini, na área central do município, no dia 19 de dezembro. O suspeito de cometer o crime está preso preventivamente desde o dia 20.
A implantação de câmeras faz parte do projeto Sentinela, que tem o objetivo de ampliar a rede de cercamento eletrônico em Bento Gonçalves. Os equipamentos são controlados de forma remota pelo Centro Integrado de Operações da Brigada Militar (CIOp), podendo ter alcance de 250 metros.
Segundo a prefeitura de Bento Gonçalves, o videomonitoramento inclui também outras localidades do município. Atualmente, 481 câmeras estão espalhadas em diferentes pontos da cidade. Apenas em 2024, cerca de 100 câmeras foram instaladas.
A previsão é que, ao longo dos próximos meses, mais 18 instituições de ensino e 23 unidades de saúde, além de praças, recebam os equipamentos. Equipes da prefeitura estudam ainda a viabilidade de novas instalações em um trecho do túnel na BR-470, no Cemitério São Roque e na Praça Centenário.