Junho chega com as festas e homenagens a um dos santos mais populares do mundo: Santo Antônio — cuja devoção no Brasil foi espalhada por imigrantes portugueses (Santo Antônio de Lisboa) e italianos (Santo Antônio de Padova).
Padroeiro de várias paróquias, além de centenas de capelas e capitéis à beira das estradas da região, Santo Antonio também “reservou” uma surpresa ao historiador, pesquisador Floriano Molon.
Guardião da história de Flores da Cunha — e do distrito de Otávio Rocha —, seu Floriano descobriu, há poucos dias, três cartões-postais trazidos pelos imigrantes italianos Alessandro Molon e Teresa Genaro há 140 anos — eles saíram da comuna de Arzignano em Vicenza, em 12 de dezembro de 1882 e chegaram à Serra Gaúcha no início de 1883.
Conforme ele, os postais foram preservados por três gerações da família: o único filho, Pietro, casado com Maria Panizzon; José Pasqual,casado com Assunta Fante; e Pedro, casado com Norma Molon.
COMPARTILHANDO HISTÓRIAS
Parte dessa história foi compartilhada por Floriano Molon em seu perfil no Facebook — uma espécie de repositório de informações e curiosidades sobre a imigração italiana na região.
“Aquela surpresa emocionante. Na gaveta das fotografias da família Molon, encontrei três postais italianos, relacionados a Santo Antônio. O Santo das coisas perdidas me ajudou... No verso de um deles, a assinatura de Teresa Genaro, esposa de Alessandro Molon (foto abaixo). Interessante que eles casaram em 9 de novembro de 1882, poucos dias antes de partirem para o Brasil, com idades superiores aos 40 anos. Foram abençoados com um filho, Pietro (Pedro), e estavam estabelecidos na região de Otávio Rocha, 10ª Légua da Colônia Caxias, no sul do Brasil. No mês de junho, de Santo Antônio, tenho a oportunidade de compartilhar os postais italianos, com a imagem do Santo e do Menino Jesus, e outros dois cenários, e a assinatura da esposa de Alessandro. Santo Antônio, rogai por nós. Amém!”.
A saber: um dos cartões apresenta um cenário inédito do Santo, sendo conduzido pelos co-irmãos em uma carreta puxada por bois (acima).
FESTA EM OTÁVIO ROCHA
De 9 a 11 de junho, o distrito de Otávio Rocha, em Flores da Cunha, promove a Festa em Honra a Santo Antônio. No sábado (10), haverá missa na Igreja Matriz e distribuição dos pãezinhos bentos (18h). Na sequência, jantar no salão paroquial (bife de gado na chapa e buchada).
No domingo (11), a programação contempla missa festiva, bênção e mais distribuição dos pãezinhos, culminando com almoço típico e o tradicional menarosto (codorna, galeto e leitão), no salão paroquial. Informações na subprefeitura de Otávio Rocha, pelo (54) 3279.1298.