Dando sequência à abordagem sobre o livro “Memórias de Vila Oeste: Hoje Sede do Município de União da Serra”, da escritora e professora Lucinda Chiarello Maccari, destacamos mais alguns tópicos e imagens da publicação lançada dia 15. Na área do entretenimento, esporte e lazer, dona Lucinda abordou a história da Sociedade Cultural e Recreativa Guanabara. Confira parte do texto original:
“Aproximadamente em 1955, Armando Maritan, junto a lideranças locais, lutou para a construção de um clube, com área de esporte e lazer. Houve necessidade de se conseguir um terreno, e Antonio Fonini doou uma área para esse fim. Em seguida, Guerino Casagrande, subprefeito do distrito, contatou o prefeito de Guaporé da época, o qual disponibilizou as máquinas para iniciar a obra. Construído através da contribuição dos sócios, o clube tinha um bom time de futebol que o representava, inclusive buscando jogadores de outros municípios. Esse time marcou época e conquistou inúmeras vitórias e troféus”.
Conforme a autora, o Guanabara foi palco de muitos bailes, festas e comemorações, inclusive abrindo espaço às festas da paróquia para almoços.
“Para angariar fundos e concluir a construção do clube, organizaram um baile para eleger a rainha. A escolha foi realizada através de um concurso com desfile, sendo eleita rainha a jovem Odete Cerato e princesas Adelaide Bressan (Nena) e Ivani Biffi. O primeiro presidente da nova sede do Clube Guanabara foi Armando Maritan”.
O surgimento do Frigorífico Fonini & Cia
Conforme destacado pela professora Lucinda Chiarello Maccari, em 1915/1916, o imóvel do imigrante italiano Antonio Fonini foi ampliado para abrigar uma moderna fábrica de produtos suínos, o Frigorífico Fonini & Cia:
“A matéria-prima provinha do próprio distrito, pois havia abundância de suínos, e a indústria foi um meio de sustentação de muitas famílias. No frigorífico eram produzidos e comercializados: banha, salame, presunto, copa e mais embutidos derivados. O frigorífico exportava para vários Estados do Brasil, sendo que até Muçum o transporte era feito por carroças com tração animal e, após, por barco até o destino. Em 1920, com o bom desempenho da produção, Antonio Fonini chamou Armando Conedera, sargento da Primeira Guerra Mundial, que, como contador, lhe prestou relevantes cooperação. No mesmo ano, na Exposição da Feira Agropecuária em Porto Alegre, a Fábrica de Banha Fonini ganhou a “Medalha de Ouro”, sendo um orgulho para o distrito e para o município de Guaporé".
O livro
Em 256 páginas, o livro destaca o período áureo da formação do vilarejo, a agricultura, as indústrias, comércios, sua elevação a distrito e a posterior emancipação de seu município de origem, Guaporé, em 20 de março 1992 - quando, juntamente com o distrito de Pulador, Vila Oeste deu origem a União da Serra.
Mais informações sobre a obra podem ser obtidas pelo e-mail jmaccari@net11.com.br ou com a própria escritora, pelo fone (54) 98153.4338.