O ano de 2022 marca o centenário de fundação de uma das empresas marcantes na história do município serrano de Serafina Corrêa, ainda quando esse era um distrito de Guaporé. Falamos do Frigorífico Ideal, ou melhor, da firma Franciosi & Nardi Cia Ltda, surgida oficialmente em 1922. Toda essa história remete aos primórdios da colonização na antiga Linha Onze, em 1892, quando chegaram por lá os primeiros imigrantes italianos.
O frigorífico foi projetado e fundado em meados de 1921, a partir dos esforços dos pioneiros empreendedores José Franciosi, Eugênio Nardi, Pedro Zambenedetti, Dante Crivelli, Orestes Assoni e César Piccoli. Já o registro oficial, com o nome de Franciosi & Nardi Cia Ltda, deu-se em 13 de julho de 1922.
Naqueles primeiros tempos, a contabilidade foi confiada a Vitório Zambenedetti, filho de Pedro, enquanto a direção técnica e a fabricação dos salames ficou a cargo de Andrea Sampietro, então chamado de “salamer”.
Segundo depoimentos, os primeiros utensílios, como tachos para banha, foram emprestados pelos moradores, entusiasmados com a possibilidade de mão de obra, riquezas e desenvolvimento para a localidade.
Desenvolvimento
Após uma mudança de sócios em 1927 – e a breve denominação Frigorífico Ítalo Brasileiro –,a firma de abate de suínos e produção de banha ganhou, em 1938, o nome que marcou a história do município: Frigorífico Ideal. Porém,outras denominações acompanharam essa história posteriormente.
Na década de 1980, quando incluiu aves na produção, o frigorífico passou a se chamar Sulina Alimentos (1988). Já em 1998, o negócio foi adquirido pela Perdigão, fábrica hoje pertencente à empresa BRF, uma das maiores empresas de alimentos do mundo.
A saber: atualmente com cerca de 1,7 mil colaboradores e mais de 350 produtores integrados à unidade, a planta da BRF na Serra tem um amplo mercado internacional, com habilitações para países como Japão, China, Cingapura, África do Sul, Canadá, Líbano, Malásia, Filipinas, Kuwait e Angola.
Lá nos primórdios
A empresa surgida em 1922 ajudou de forma crucial no desenvolvimento local e regional, conforme vemos nas imagens desta página. Na foto mais acima, os pioneiros fundadores e sócios da firma Franciosi & Nardi Cia Ltda, origem do atual empreendimento. Sentados estão Eugenio Nardi, José Franciosi, Dante Crivelli e Pedro Zambenedetti. Em pé, o “salamer” Andrea Sampietro, Orestes Assoni, César Piccoli e Vitorio Zambenedetti.
Nos registros da sequência, o frigorífico em meados do século 20, já consolidado como uma das mais importantes fábricas do futuro município de Serafina Corrêa - a emancipação de Guaporé ocorreu em 22 de julho de 1960.
A saber: presente em mais de 127 países, a atual BRF (Brasil Foods S.A) é responsável pelo maior retorno de impostos ao município, empregando moradores de diferentes cidades da região. Dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy, a companhia é responsável pela preparação de mais de 3 mil produtos.
Clube de Mães
Por sua relevância junto à comunidade local, o antigo Frigorífico Ideal também inspirou o nome do clube de mães de Serafina Corrêa. Fundado em 14 de novembro de 1971, o Clube de Mães Ideal segue em atividade até hoje, com encontros mensais.