Retornando ao calendário de eventos do Município após a interrupção de 13 anos decorrente da Segunda Guerra Mundial, a Festa da Uva de 1950 movimentou a cidade como poucas vezes visto.
Em um amplo e moderno pavilhão erguido junto aos terrenos da Cooperativa Madeireira Caxiense (atual Hiper Zaffari Centro), dezenas de empresas de Caxias e região exibiam sua produção, desde malhas, alimentos e mobiliário até vinhos, motores, itens de cutelaria, tratores e instrumentos musicais. Nesse último setor, um dos destaques foi o estande da fábrica Acordeons Tupy, fundada pelos empresários Arlindo Tesser e João Corsetti.
Conforme já divulgado neste espaço, a empresa teve seu primeiro contrato social lavrado em 29 de abril de 1939. Foi quando começou a produzir as famosas harmônicas e gaitas-piano, abastecendo o mercado musical local, patrocinando músicos e atendendo a lojas de vários estados do Brasil – as principais revendedoras autorizadas ficavam em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro.
Em 1950, a Tupy também estampou uma página do álbum comemorativo dos 75 anos da imigração italiana na região, cujo trecho reproduzimos a seguir:
“A superior qualidade dos Acordeons Tupy tornaram-nos os preferidos dos melhores executantes, das orquestras mais conhecidas em nosso meio e dos inumeráveis estudantes de música que aprendem a tocar esse apreciado instrumento”.
Na imagem acima, o majestoso estande da empresa na Festa da Uva de 1950 – em formato de acordeon, obviamente. Na sequência, dois registros de um ensaio feito pelo Studio Geremia destacando os vários setores da fábrica, localizada na Rua Garibaldi, 998, defronte ao antigo Moinho Corsetti.
O incêndio de 1963
Em 1961, a Tupy tinha como cotistas os senhores Hilário Tesser, Angelo Tesser, João Corsetti, Victório Corsetti, Luciano Corsetti (ex-prefeito de Caxias), Darwin Corsetti, Claudio Antonio Balbinot, Norato Bosi, Ítalo Furlan, Pedro Pollo, Bruno Serafini, Mansueto Serafini, Lourenço Torresini, João Burtet, Armindo Dienstmann, Armando Perazzolo, Alcides Affonso, Rodolfo Storchi, Edmor Buffon, Mario Antonelli e Dilmo Sbravatti.
Naquele mesmo ano, a sociedade passou a chamar-se Frascatti Indústria de Instrumentos Musicais Ltda, tendo como gerente comercial o senhor Edmor Buffon. Dois anos depois, em 26 de janeiro de 1963, a fábrica foi atingida por um violento incêndio, que destruiu cerca de 70% de suas instalações.
A empresa encerrou as atividades em finais dos anos 1960.
Há 72 anos
A Exposição Agroindustrial foi um dos principais atrativos da edição de 72 anos atrás. Com o intuito de divulgar a vasta produção local, a mostra contou com a participação de vários municípios da região, entre eles Antônio Prado, Bento Gonçalves, Farroupilha, Garibaldi e Guaporé.