Falar em Acordeons Todeschini não é só recordar dos clássicos modelos que tornaram Bento Gonçalves a sede da maior fábrica do instrumento na América Latina no início dos anos 1960. Para músicos, apreciadores, colecionadores, antigos funcionários da empresa ou jovens fãs, trata-se de uma referência que mexe com a memória afetiva. E não são poucos os símbolos, souvenirs e detalhes que até hoje fascinam esse público.
Entre eles, os anúncios veiculados em diversas revistas de circulação nacional dos anos 1950 e 1960, em especial as lendárias Seleções e O Cruzeiro. Boa parte desses reclames consta em dois blogs que trazem, em ordem cronológica, a história da fábrica fundada em 1932 (veja abaixo). Estão lá também antigos catálogos, brasões, registros, selos de produção, curiosidades, serviços de restauração, peças, oficinas pelo Brasil, enfim tudo o que um apaixonado por acordeons e gaitas busca saber.
Sem esquecer, óbvio, do incrível curta-metragem “Consertam-se Gaitas”, dirigido por Ana Cristina Paulus, Boca Migotto e Felipe Gue Martini. A produção, que levou o prêmio Exibição Curtas Gaúchos RBS TV no Festival de Cinema de Gramado de 2015, mescla depoimentos de antigos funcionários da empresa, ainda atuantes na oficina Arcari Conserto de Acordeons.
Saiba mais
:: www.acordeonstodeschini.com.br
:: www.recantodasgaitas.blogspot.com