Centenas de trabalhadores de Caxias do Sul tiveram o endereço Rua Garibaldi, 998 assinado na carteira profissional entre os anos 1940 e meados da década de 1960. Era lá que funcionava a tradicional Fábrica de Acordeons Tupy, fundada pelos empresários Arlindo Tesser e João Corsetti.
A empresa teve seu primeiro contrato social lavrado em 29 de abril de 1939. Foi quando começou a produzir as famosas harmônicas e gaitas-piano, abastecendo o mercado musical local, patrocinando músicos e atendendo lojas de vários estados do Brasil — as principais revendedoras autorizadas ficavam em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro.
Leia mais:
Acordeons Tupy: uma tradição de qualidade
Acordeons Universal recepciona Pedro Raymundo em 1949
Acordeons Universal: uma gaita-piano na Festa da Uva de 1954
Atuante havia 10 anos no mercado e já "numa posição de destaque entre as congêneres nacionais", a Tupy estampou ainda dezenas de anúncios em semanários como o antigo Pioneiro, A Época e O Momento — além uma página do álbum comemorativo dos 75 anos da imigração italiana na região, em 1950, cujo trecho reproduzimos a seguir:
"A superior qualidade dos Acordeons Tupy tornaram-nos os preferidos dos melhores executantes, das orquestras mais conhecidas em nosso meio e dos inumeráveis estudantes de música que aprendem a tocar esse apreciado instrumento".
Leia mais:
Sila Mariani Santini e a Mercearia Caxiense em 1952
Moinho Progresso e um incêndio em 1954
Inauguração do Mercado Público de Caxias em 1968
Mercadinho do Povo na Av. Júlio em 1947
Inauguração das Feiras Livres em 1948
Acervo do avô
Era na Tupy que trabalhava também o senhor Alcides Ernesto Affonso, avô do leitor Renan Michelon, que disponibilizou as imagens desta página. Nascido em 1915 no antigo distrito de Pinto Bandeira, em Bento Gonçalves, seu Alcides atuava como sapateiro e, aos finais de semana, costumava caçar perdizes com os amigos Darwin e João Corsetti. Foi quando soube que a fábrica, prestes a abrir as portas, necessitava de alguém que fizesse a parte de couro das gaitas.
— Ele entrou com as máquinas e um pequeno capital, tornou-se associado e ficou responsável pelos foles e por toda essa parte do revestimento — lembra o neto.
Na foto abaixo, a única imagem em que seu Alcides aparece "em ação" na fábrica. Ele faleceu em 2003, aos 87 anos.
Leia mais:
Bomboniére Maratá na Av. Júlio de Castilhos em 1943
Joalheria Beretta, uma tradição da Av. Júlio de Castilhos
Casa Prataviera: um ícone do Centro
Ferragem Caxiense em 1947
Memórias do antigo Real Hotel
Os preferidos dos caxienses em 1954
A Frascatti Indústria de Instrumentos Musicais
Conforme documentos disponibilizados pelo leitor Renan Michelon, neto de seu Alcides Ernesto Affonso, a empresa tinha como sócios, no contrato social de 1961, os seguintes cotistas: Hilário Tesser, Angelo Tesser, João Corsetti, Victório Corsetti, Luciano Corsetti (ex-prefeito de Caxias), Darwin Corsetti, Claudio Antonio Balbinot, Norato Bosi, Ítalo Furlan, Pedro Pollo, Bruno Serafini, Mansueto Serafini, Lourenço Torresini, João Burtet, Armindo Dienstmann, Armando Perazzolo, o próprio Alcides Affonso, Rodolfo Storchi, Edmor Buffon, Mario Antonelli e Dilmo Sbravatti.
A partir daquele novo contrato, assinado em 2 de novembro de 1961, a sociedade passou a chamar-se Frascatti Indústria de Instrumentos Musicais Ltda, tendo como gerente comercial o senhor Edmor Buffon.
A fábrica encerrou as atividades em finais dos anos 1960.
Anúncios antigos
Abaixo, alguns anúncios garimpados em edições do Pioneiro de 1951 e 1952. Eles foram localizados graças à colaboração do documentalista Eduardo Reis, do Centro de Memória da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.
Leia mais:
Pioneiro 70 anos: anúncios na estreia do jornal em 4 de novembro de 1948
Pioneiro 70 anos: de volta a 1952
Termos em desuso, mas com a charme da época
Leia mais:
Varejo do Eberle, um clássico do Centro
Jandira Michelon e os 30 anos de atuação no Varejo do Eberle
Encontro de ex-funcionários do Varejo do Eberle
Rua Dr. Montaury em 1959
Rua Tronca em 1958
Leia mais:
Ferragem Andreazza: uma adega, décadas de histórias
Inauguração do novo Pastifício Caxiense em 1963
Lembranças recheadas de sabor no antigo Pastifício Caxiense
Cooperativa Vinícola São Victor nos anos 1950
Um almoço no Caxias Hotel em 1947
Interiores da Loja Magnabosco nos anos 1950
Hospital Saúde: um prédio com vocação para hospedar e ensinar
Casarão da família De Carli na Av. Júlio de Castilhos
Ary De Carli: um anúncio e uma foto premiada em 1955