Foram menos de quatro anos de permanência no prédio, mas muita gente lembra até hoje. Falamos da primeira sede da Rádio Caxias, junto ao Recreio Guarany, onde a ZYF-3 funcionou de 27 de abril de 1946 a 8 de dezembro de 1949 - data em que foram solenemente inauguradas as instalações no Edifício Kalil Sehbe, quase na esquina da Av. Júlio com a Rua Borges de Medeiros.
Em 1946, quando os fundadores Arnaldo Ballvé, Joaquim Pedro Lisboa, Luiz Napolitano e Nestor Rizzo deram início às transmissões, o Recreio Guarany já contava 28 anos. Conforme destacado pelo jornalista Duminiense Paranhos Antunes no livro “Documentário Histórico do Município de Caxias do Sul, lançado em 1950, a agremiação foi fundada em 11 de junho de 1918, sob o nome Sport Club Guarany.
Naqueles primórdios do século 20, a sede funcionava em um trecho da Rua Angelina Michielon - à época conhecida informalmente por Av. Guarany. Já o majestoso palacete da foto ao lado, construído por Luiz Bertolla na Av. Júlio de Castilhos, 987, passou a abrigar o Recreio Guarany a partir de 1931.
Reforma nos anos 1960
Em 1950, o prédio e sua moderna estrutura interna foram assim destacados pelo jornalista Duminiense Paranhos Antunes:
“Conta com uma ótima e confortável sede social, localizada num dos pontos principais da cidade, a qual, além do seu salão de festas, tem uma vasta copa e restaurante, bem como os departamentos de bolão e bocha. O primeiro conta com cinco grupos, denominados Garra de Ferro, Caipora, Tic-Tac, Botafogo e Pompéia, todos já detentores de inúmeras vitórias e custosos troféus conquistados. O Departamento de Bocha, com uma cancha dupla, com seu pavilhão coberto e instalação de luz elétrica, pode-se dizer que é um dos melhores dentro do Estado”.
A foto acima, que acompanhou o texto original de 1950, dá a noção do que a cidade perdeu em riqueza arquitetônica com a reforma. Ela ocorreu em meados dos anos 1960, dialogando com o momento histórico do modernismo - e com a necessidade de ampliação das instalações para os eventos sócio-culturais e esportivos do então chamado "Clube Índio".
Detalhes
:: O nome Guarany identificou aquela parte da cidade (a antiga Zona Caipora) de 1930 até 1942, quando o bairro passou a se chamar Nossa Senhora de Lourdes.
:: O índio de cimento, instalado originalmente no topo do prédio e deslocado posteriormente para dentro da sede, foi confeccionado pelo escultor italiano Michelangelo Zambelli (1883-1949). O Atelier Zambelli localizava-se a poucos metros dali, na Av. Júlio, 815.
:: A época da inauguração da sede, em 1931, o Recreio Guarany tinha como presidente o empresário Eduardo Mosele, fundador da vinícola homônima. Também atuavam na diretoria os senhores Atílio Veronese, Paulo Rache, Baptista de Mello, Erico Raabe, Carlos Leonardelli, Emilio Tedesco e Pedro Zugno.
Nova sede nos anos 1950
Na foto acima vemos o antigo Edifício Kalil Sehbe, na Av. Júlio de Castilhos, quase esquina com a Borges de Medeiros, para onde a Rádio Caxias migrou após deixar o prédio do Recreio Guarany, em 1949.
Em 1957, a casa da esquina (Fiambreria Rizzo) foi demolida, e o prédio, aumentado e modernizado, perdendo suas características originais art déco. Transformou-se posteriormente no Alfred City Hotel, existente até hoje. Já a Rádio Caxias permaneceu ali até 1972, quando transferiu-se para o último andar do Edifício Estrela.
Parceria
Com informações do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami e do arquiteto Roberto Filippini, autor do livro O Outro Lado da Júlio - Histórias e Memórias de Uma Avenida.
Leia mais:
Time de Bolão Garra de Ferro, do Recreio Guarany, em 1958
Rádio Caxias 70 anos: Vem para Cancha, Amigo
Rádio Caxias: para recordar de Jimmy Rodrigues
Luiz Napolitano: um ícone da Rádio Caxias
TV Caxias e Rádio Caxias nos tempos de Nestor Rizzo
Auditório da Rádio Caxias: um palco de estrelas nos anos 1950 e 1960
Monumento ao Imigrante pelo Studio Tomazoni Caxias