Pouca gente sabe, mas a cantora Angela Maria, falecida sábado, aos 89 anos, por pouco não foi a grande atração musical da Festa da Uva de 1958. O convite, inclusive, chegou a ser feito, quando da passagem da artista pela cidade, dois meses antes. Foi em 7 de dezembro de 1957, quando Angela, então com 28 anos, chegou a Caxias para uma dupla apresentação, organizada pela direção da Rádio Caxias – leia-se Nestor Rizzo, um apaixonado por música popular brasileira.
No auge do bolero Falhaste Coração e dos sambas-canções Fósforo Queimado, Neu Eu e Estava Escrito, a "Sapoti" soltou a voz primeiramente em um Cine Ópera lotado. Pouco depois, "mandou ver" no baile promovido pelo Clube Juvenil, na mesma noite – em ambas as apresentações, Angela teve o acompanhamento do Conjunto Melódico de Norberto Baldauf e do lendário violonista carioca Manuel da Conceição, o Mão de Vaca.
Leia mais:
Moacir Franco no Cine Ópera em 1964
Cine Ópera: para recordar e lamentar
Cine Apollo, Cine Ópera e dois incêndios
Na imprensa
Matéria no Pioneiro daquele dia destacava que "o ponto alto da noitada de hoje no Juvenil será a apresentação, em monumental show, da maior intérprete da música popular brasileira, a Sapoti do Rádio Brasileiro. Esta é a primeira vez que Angela Maria visita Caxias do Sul".
O sucesso daquela noite motivou, obviamente, uma movimentação para que a cantora turbinasse a programação da Festa da Uva de 1958, dali a pouco mais de dois meses, em fevereiro de 1958. Mas a ideia não foi adiante, em função da agenda internacional da cantora, conforme relatado na edição seguinte do Pioneiro, em 14 de dezembro de 1957 (leia abaixo).
Leia mais:
Rádio Caxias 70 anos: Vem para Cancha, Amigo
Rádio Caxias: para recordar de Jimmy Rodrigues
Luiz Napolitano: um ícone da Rádio Caxias
TV Caxias e Rádio Caxias nos tempos de Nestor Rizzo
Auditório da Rádio Caxias: um palco de estrelas nos anos 1950 e 1960
Monumento ao Imigrante pelo Studio Tomazoni Caxias
Magno Certame da Uva
"Por iniciativa da Rádio Caxias, esteve sábado último em Caxias do Sul Angela Maria, a maior intérprete da música popular brasileira. A "Sapoti" do Rádio Brasileiro chegou a esta cidade às 13h, tendo participado de um almoço que lhe foi oferecido no Restaurante do Parque da Exposição. À noite, apresentou-se em um monumental show no cinema Ópera, onde arrancou os mais entusiásticos aplausos da grande plateia presente. Mais tarde, apresentou-se com o notável Conjunto Melódico de Norberto Baldauf no baile que o Clube Juvenil ofereceu à sociedade caxiense.
Mais uma vez vez, Angela Maria arrancou ovações da plateia. Acompanhou a cantora na guitarra o conhecido artista carioca Mão de Vaca. Mas, devido a compromissos, a grande cantora de nossa música popular regressou a Capital Federal (Rio de Janeiro) ainda na madrugada de domingo.
A reportagem do Pioneiro, em palestra com Angela Maria, soube que, devido ao grande sucesso obtido em suas apresentações em Caxias do Sul, foi convidada pela direção da Rádio Caxias a atuar novamente nesta cidade, quando da Festa da Uva do próximo ano. A grande artista não pode aceitar o convite, já que tem programada para antes da realização do Magno Certame da Uva, uma excursão pela Europa, de onde regressará em maio próximo. Visitará ela, de início, Portugal e depois França, seguindo-se diversos outros países europeus."
Jornal Pioneiro, 14 de dezembro de 1957
Leia mais:
Juventus: os 60 anos do tricampeonato varzeano
Carrinhos de lomba “fervem” a Rua Os Dezoito do Forte em 1950
Restaurante da Exposição, na Rua Alfredo Chaves, em 1954
Restaurante da Exposição: um churrasco para Martha Rocha em 1955
Mirante do Parque dos Macaquinhos em 1965
Lembranças da Rua Alfredo Chaves
Rua Alfredo Chaves em 1965