Há exatos 35 anos, em 10 de fevereiro de 1986, a Viação Santa Tereza (Visate) iniciava sua trajetória no transporte coletivo urbano de Caxias do Sul. Tempos em que a sede e as garagens da empresa ficavam na Rua Matteo Gianella, as fichas coloridas de acrílico identificavam a categoria de passageiro, o número de funcionários somava 450 pessoas e uma frota de 104 ônibus atendia às 28 linhas em circulação pela cidade. A nível de comparação, hoje são cerca de 900 colaboradores, 280 carros e 72 linhas.
Todo esse avanço acompanha uma história que remete ao ano de 1932. Foi quando, na gestão do então prefeito Miguel Muratore (1930-1935), teve início o serviço de transporte coletivo urbano na cidade. A “modernização” e profissionalização, porém, só chegaram duas décadas depois, nos anos 1950, acompanhando o crescimento de Caxias no pós-guerra.
Em 1955, foi firmado, com a Empresa Pérola de Transportes, o primeiro contrato de concessão de serviço, por um período de 10 anos. A parceria, no entanto, durou pouco. Em meados de 1956, o convênio foi transferido para a Empresa Santos de Transportes, pertencente ao empresário Manoel Pereira dos Santos.
Já em 1965, estabeleceu-se um novo acordo, agora com a Expresso Caxiense de Transportes – que teve a permissão prorrogada por diversas vezes, até o ano de 1986. Poucos meses antes, em meados de 1985, a Viação Santa Tereza – cujo nome homenageia a padroeira de Caxias do Sul, Santa Teresa D’Ávila (leia mais abaixo) – adquiriu a concessão do Expresso, iniciando suas atividades em 10 de fevereiro de 1986.
As fichas coloridas
Em 1986, os proprietários do Expresso Caxiense cederam a nova permissionária um terreno localizado na Rua Matteo Gianella, a poucas quadras de sua matriz – onde a Visate instalou a garagem, a mecânica e os setores administrativos.
Seis anos após o início das operações, mais precisamente em 11 de maio de 1992, a empresa deixou o bairro Santa Catarina e inaugurou sua sede própria do outro lado da cidade, na Rua Júlio Calegari, bairro Esplanada. Já a expansão ocorreu sete anos depois, quando surgiu o Complexo Administrativo Visate. Inaugurado em 11 de maio de 1999, ele abriga atualmente a estrutura administrativa, o setor de manutenção, o Centro de Operações Integradas, a Fundação Visate (criada em 2006) e as garagens.
História em imagens
Nas imagens desta página, alguns momentos dessa trajetória, com destaque para o Jornal de Caxias de 10 de fevereiro de 1986 anunciando a novidade (foto acima). Um dos trechos do texto traz a lembranças das clássicas fichas coloridas, algo inconcebível hoje, mas que todo mundo usou:
“Ao falar sobre as fichas operária (vermelha) e de idosos (azul), que terão de confeccionar carteira e apresentá-la ao passarem pela roleta (catraca), o diretor-presidente Sergio Tadeu Pereira informou que elas serão válidas para qualquer horário, o mesmo acontecendo para a ficha estudantil”.
Na foto que abre a matéria, o pátio da primeira sede da empresa, na Rua Matheo Gianella – onde vê-se, à direita, um dos ícones desaparecidos do bairro Santa Catarina: o casarão de madeira da professora Suely Bascù (1914-1999), em contraste com a “selva de pedra” ao fundo. Restou apenas o Capitel da Mariana...
A padroeira
O nome Viação Santa Tereza homenageia a padroeira de Caxias do Sul, Santa Teresa D‘Ávila. Inclusive, uma imagem dela decora um dos espaços de convivência dos funcionários, no complexo do bairro Esplanada.
A saber: quando os pioneiros colonos italianos criaram o seu primeiro templo de oração, em 1875, escolheram como padroeira Santa Teresa pois ela tinha o mesmo nome da Imperatriz do Brasil, Teresa Cristina, esposa de Dom Pedro II. Dessa forma, buscavam expressar a gratidão pelas terras recebidas.
A Paróquia Santa Teresa D’Ávila foi fundada em 20 de maio de 1884. Já a Catedral de Santa Teresa (Catedral Diocesana) teve sua pedra fundamental lançada em 5 de dezembro de 1895. A Festa da Padroeira ocorre em 15 de outubro.
Algumas conquistas
- A Visate é pioneira no Rio Grande do Sul na implantação da bilhetagem eletrônica e pioneira no país na implantação da integração tarifária.
- Empresa foi “Destaque do Ano em Recursos Humanos” (ARH Serrana) em 2005. Neste mesmo ano, recebeu o Certificado de Responsabilidade Social pela Assembléia Legislativa do Estado do RS, e o Prêmio de Responsabilidade Cultural 2005/2006, da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul.
- Em 2015, foi “Destaques do Ano” na ARH Serrana, na categoria Gestão Estratégica de Pessoas.
- Em 2019, obteve “Destaques do Ano” na ARH Serrana, nas categorias Gestão Estratégica de Pessoas, Responsabilidade Socioambiental e Saúde e Segurança Ocupacional e Qualidade de Vida no Trabalho.