De olho na expansão dos negócios, a Vinícola Aurora criou um cargo inédito na cooperativa, o de gerente nacional de vendas. Para ocupar o posto, Silvio Paulo dos Santos Martins, até então gerente da área Comercial Regional Sul. Com 20 anos de trajetória na companhia, ele irá coordenar os gerentes das cinco regionais da Aurora no Brasil.
O novo cargo faz parte das ações do novo planejamento estratégico da cooperativa, que está estruturado nas mudanças dos processos que a vinícola vem desenvolvendo desde 2023. A criação da função chega após uma safra de 50,3 milhões de quilos, quase 30% menor do que a de 2023, consequência do fenômeno El Niño.
— Com a quebra grande deste ano, precisamos nos reinventar. Está no planejamento aumentar pontos de venda no país e aumentar o share na linha de espumantes. Vamos precisar fazer mais com menos uva — destaca.
Entre as estratégias para os próximos anos, o foco no desenvolvimento de produtos sem ou com baixo teor alcoólico. A Aurora já aposta nesse mercado desde 2019, quando lançou o Zero Álcool Branco, uma bebida que imita o espumante. No ano passado, foi a vez da versão rosé.
Para este ano, a vinícola prepara o lançamento do Keep Cooler sem álcool, previsto para final de abril ou início de maio. Até o final do ano, a Aurora também deve apresentar uma bebida elaborada à base de suco de uva integral. A novidade será produzida com suco de uvas viníferas, como cabernet sauvignon e merlot, e embalada em garrafa de vinho com rolha.
— Há uma tendência mundial de redução do consumo de álcool e estamos de olho nesse nicho — diz.