Uma ambulância de suporte avançado e uma uma nova unidade móvel para o programa Farmácia Mais Perto foram entregues à comunidade passo-fundense na manhã desta quarta-feira (5).
A UTI Móvel, adquirida com recursos próprios da prefeitura, vai ficar à disposição da secretaria municipal de Saúde, mas quando necessário poderá auxiliar no atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Com a aquisição da unidade, a cidade conta agora com quatro ambulâncias, duas do Samu e duas da secretaria.
— Esse veículo é o mais completo da frota. Já tínhamos uma unidade básica à disposição da secretaria, mas essa ambulância vai proporcionar mais qualidade no auxílio aos pacientes com condições de fazer atendimentos mais complexos. Estará à disposição da secretaria para auxiliar no transporte dos pacientes que estão em alta hospitalar e no transporte das pessoas com limitação de locomoção — completa o secretário adjunto da saúde, Luiz Schneiders.
Para o secretário municipal da saúde, João Pedro Nunes, a nova unidade representa um melhor atendimento à comunidade de Passo Fundo:
— Desde o ano passado estamos fazendo um investimento forte na renovação da frota da secretaria. Tudo com a intenção de levar mais conforto e qualidade às pessoas que necessitam deste serviço. Temos uma demanda muito alta de pacientes que diariamente fazem hemodiálise, e com a nova ambulância esse translado da casa aos hospitais agora será feito com mais conforto e qualidade — pontua o secretário.
A ambulância custou mais de R$ 369 mil aos cofres públicos.
No início de março, a necessidade de aumentar o efetivo do Samu voltou a ser tema de debate e evidenciado em matéria produzida por GZH Passo Fundo, após as duas ambulâncias do serviço ficarem indisponíveis em razão de problemas mecânicos e de manutenção.
Farmácia Mais Perto
A manhã também foi marcada pela entrega de uma unidade móvel do programa Farmácia Mais Perto. O veículo substitui a antiga van que rodava pela cidade há mais de dez anos.
Mais moderna e tecnológica, a unidade móvel vai percorrer os bairros e localidades mais distantes do município, proporcionando o atendimento farmacêutico e facilitando o acesso da comunidade aos medicamentos do Farmácia Mais Perto, que são todos aqueles dispostos nas farmácias do município e se encontram na lista básica.
Para Schneiders, a unidade atende a demanda das comunidades mais distantes da cidade:
— Ter condições de fazer a visita domiciliar, de fazer essa aproximação das equipes é fundamental, sem isso não é possível nem caracterizar o serviço. Essa é uma demanda que temos, pois Passo Fundo é grande e, sem dúvida, isso vai beneficiar mais ainda essa comunidade que precisa do serviço.
Adquirida com recursos do próprio município a nova unidade móvel custou R$ 409 mil.
GZH Passo Fundo
A Redação Integrada pode ser contatada pelo WhatsApp.
Temos um canal direto de compartilhamento de notícias via WhatsApp, com acesso rápido.
Para entrar no grupo, basta acessar o link: https://bit.ly/GzhPassoFundo