Com diferentes atividades gratuitas para a comunidade, o Hospital Beneficente Dr. César Santos realizou a primeira edição da Volta do Hospital Municipal. O evento ocorreu durante a manhã deste sábado (14), das 8h às 12h, em frente à instituição.
Durante o encontro, a população pôde aferir a pressão arterial, fazer exame de glicose, avaliar lesões de pele e até pintar as unhas, cortar o cabelo e fazer maquiagem, cuidados com a saúde que também fazem parte de uma rotina saudável.
A ideia da ação veio dos próprios colaboradores do hospital, como afirma o diretor da instituição, Luís Schneiders.
— Organizamos tudo em 20 dias. Para o próximo ano, pretendemos fazer uma segunda edição do evento. A intenção é promover uma ação carinhosa de reconhecimento à história da instituição e a todo o trabalho que é realizado aqui — afirma.
No local, o Hemocentro Regional de Passo Fundo (Hemopasso) realizou coleta de sangue e cadastro de doadores de medula óssea. A programação também contou com corrida de rua para crianças e adultos, organizada pela Secretaria de Esportes, e oficinas educativas, customização de ecobags, entre outras opções.
Testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) também foram disponibilizadas para os participantes por meio da Secretaria Municipal de Saúde, além de orientações preventivas.
As técnicas de enfermagem do Hospital Dia da Criança, localizado junto ao Hospital Municipal, Graziela Hencke e Dinamar Viecelli, participaram da corrida adulta, que iniciou às 9h15min. Mesmo sem praticar atividade física regularmente, elas encararam o desafio como um incentivo benéfico para a saúde.
— É importante a comunidade participar desses movimentos para conhecer o trabalho de quem faz parte da instituição — diz Graziela.
— Além disso, as pessoas podem aproveitar todas as atividades que estão sendo oferecidas aqui hoje, desde testes de glicose até pintar as unhas — complementa Dinamar.