Jogar ao lado da torcida no Estádio Colosso da Lagoa tem sido um grande trunfo para o Ypiranga ao longo dos anos, mas talvez nunca tanto quanto nos últimos 365 dias: nesta terça-feira (18), o Canarinho completa um ano sem perder jogando em casa.
A última derrota do time auriverde em seus domínios aconteceu em 18 de junho de 2023, quando foi superado pelo Operário-PR por 2 a 0, em jogo válido pela 9ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro.
De lá para cá, o Ypiranga disputou 14 partidas no Colosso da Lagoa, conquistando sete vitórias e sete empates. As vitórias vieram pela Série C (5x) e pela Copa do Brasil (2x), com o time mostrando um desempenho pior no Campeonato Gaúcho deste ano, pelo qual não chegou a vencer em casa — foram cinco empates seguidos.
Presente em todas as 14 partidas desta sequência invicta, o torcedor Gustavo Gonçalves recorda que nem tudo foi felicidade:
— Esses 14 jogos de invencibilidade foram um misto de sentimentos, desde a indignação de não vencermos nem uma partida em casa no estadual até o êxtase da virada contra o Athletico-PR, com sofrimento até o final.
Gustavo também destaca que caso os resultados positivos em casa sigam ocorrendo, eles podem fazer diferença na trajetória do Ypiranga nesta temporada.
— Estar há um ano sem perder no Colosso da Lagoa é importantíssimo, porque se o time manter essa sequência e conquistar pontos fora de casa, poderão coroar o nosso centenário com o acesso para a Série B.
Por que o fator casa é importante?
O apoio da torcida é um combustível a mais nas partidas em casa, mas não é o único fator positivo em jogar nos seus próprios domínios. Há quatro temporadas no elenco do Canarinho, o volante Clayton cita que a familiaridade com o gramado também ajuda, assim como não precisar viajar até outro local antes da partida.
— Esses fatores fazem com que a gente sempre prefira jogar aqui no Colosso. Aqui é onde nos sentimos bem e temos a nossa torcida jogando junto e incentivando. Isso faz com que o estádio seja nosso aliado na busca pelos nossos principais objetivos — destacou o jogador.
O próximo desafio no Colosso da Lagoa está marcado para 29 de junho, às 19h30min, quando o Ypiranga recebe o ABC, pela 11ª rodada da terceira divisão nacional.