A Yeesco Futsal confirmou que não poderá mandar o seu jogo da semifinal do Brasileirão em Tapera. O clube informou que a medida atende aos critérios estabelecidos pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS). O jogo de ida contra o Apodi está marcado para o dia 5 de outubro, às 10h, na Arena Comercial, em Passo Fundo. A volta será no dia 26 de outubro, no Rio Grande do Norte.
O time de Carazinho manda os seus jogos pela competição nacional em Tapera, justamente por conta do ginásio. Carazinho não tem ginásio com a estrutura mínima exigida para participar da competição. Portanto, Tapera foi escolhida para abrigar os jogos na competição. Porém, para as semifinais, as exigências são ainda mais criteriosas.
A assessoria de imprensa da CBFS informou que o motivo é a capacidade para receber público. Conforme o regulamento, da primeira fase até as quartas de final, os jogos podem ocorrer em ginásios com capacidade mínima de 1,5 mil pessoas. No entanto, nas semifinais a capacidade mínima é de 3 mil. Neste caso, a Arena Comercial, em Passo Fundo seria mais adequada.
O CEO esportivo da Yeesco Futsal, Ruan Policeno, negou que a troca de local seja por conta da capacidade, mas por questão estrutural como cabines de imprensa e vestiários que atendem às normas.
- Nós tínhamos o alvará dos Bombeiros de Tapera para as quartas de final, que comprovava a capacidade para 3 mil pessoas. Mas é pela questão estrutural mesmo - informou o dirigente.
O Apodi-RN também não poderá mandar o jogo de volta da semifinal em sua cidade. A equipe precisará jogar no município de Mossoró-RN.
Quando o clube gaúcho ingressou na competição, informou à organização que o seu segundo ginásio seria a Arena Comercial. Em nota oficial, a Yeesco demonstrou estar inconformada com a decisão da CBFS de mudar o seu mando de quadra, alegando o engajamento com o público de Tapera durante a competição.
"Queremos salientar que essa não é uma decisão do clube, que apenas está cumprindo uma ordem da CBFS", salienta a Yeesco.
"Lamentamos o ocorrido e contamos com a compreensão do nosso torcedor, principalmente a comunidade de Tapera, que nos abraçou em toda competição. Pedimos o apoio de todos neste jogo importante que vale vaga na grande final da competição nacional", completa a nota.
A medida é polêmica. Além da troca de cidade, existe a rivalidade entre Yeesco Futsal e Passo Fundo Futsal (PFF), que manda os seus jogos na Arena Comercial. A rivalidade ficou mais acirrada nesta temporada com troca de provocações de ambos os lados.