O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, está no Vale do Taquari. A comitiva do governo federal pousou de helicóptero pouco antes do meio-dia em Lajeado e rumou de van para Cruzeiro do Sul, uma das cidades mais devastadas pela enchente de maio. No município, Lula visita o bairro Passo de Estrela, onde 650 moradias foram destruídas.
Lula chegou ao bairro às 12h13min. O presidente vestia calça jeans, bota preta, camisa verde e apresenta um machucado na mão esquerda. Lula cumprimentou e conversou com algumas famílias que viviam no bairro. Lula caminhou e circulou pelos destroços até as 13h. Debaixo de um sol forte, o presidente, no meio do percurso, colocou um boné bege para se proteger e tirou o terno.
Ao final da caminhada, aceitou conversar rapidamente com a imprensa.
— Aqui é um lugar em que não podemos construir casas. A natureza mandou um recado para nós aqui — afirmou Lula, dizendo que ficou sensibilizado com as histórias dos moradores resgatados durante a enchente.
O chefe do Executivo voltou a frisar que o Estado não está sozinho no trabalho de reconstrução.
Em Cruzeiro do Sul, praticamente tudo foi varrido do mapa e deixou montanhas de ruínas. Um total de 12 pessoas perdeu a vida em Cruzeiro do Sul em função da cheia do Rio Taquari. E outras sete estão desaparecidas.
O avião presidencial que veio de Brasília trouxe o governador Eduardo Leite junto e desembarcou mais cedo na Base Aérea de Canoas, na Região Metropolitana. De lá, a comitiva seguiu de helicóptero para o Vale do Taquari.
A comitiva chegou ao local da visita em vans vindas da Arena Alviazul, do Lajeadense. Quando chegou, fazia 22°C e o céu estava ensolarado.
O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, que chefia o Ministério Extraordinário de Apoio à Reconstrução do RS, acompanha Lula. O prefeito do município, João Henrique Dullius, conduz a comitiva pelo bairro. Outros políticos e autoridades participam da visita.
— A expectativa dessa visita do presidente ao nosso município é muito grande. Esperamos que ele traga boas notícias para as pessoas afetadas — disse o prefeito João Henrique Dullius.
Em Arroio do Meio, a visita a áreas atingidas pelas enchentes ocorre às 13h na Rua Campos Sales, na quadra da Casa do Peixe, no bairro Navegantes. Em seguida, os anúncios do presidente serão realizados no Esporte Clube Rui Barbosa, no bairro Rui Barbosa. Serão anunciadas ações de estímulos para os empresários manterem os empregos dos trabalhadores e também novidades no setor da saúde.
Os demais ministros presentes na visita são o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro; ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima; ministro das Cidades, Jader Filho, e o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. A primeira-dama, Janja da Silva, cumpre agenda em Guaíba.
Esta é a quarta visita de Lula ao Rio Grande do Sul desde que a catástrofe climática atingiu o território gaúcho. Nas visitas anteriores ao Estado, o petista esteve em Santa Maria (dia 2), Porto Alegre (dia 5) e em São Leopoldo (dia 15).
Números atualizados de Cruzeiro do Sul:
5.702 desalojados
961 casas atingidas
1.922 moradores afetados
502 pessoas em abrigos
17 mortos
7 desaparecidos