O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, retorna pela quarta vez ao Rio Grande do Sul desde o início da enchente que atingiu o Estado. O presidente acompanhará, nesta quinta-feira (6), os trabalhos de recuperação em uma das regiões mais afetadas pelas cheias do último mês, o Vale do Taquari, juntamente com prefeitos e autoridades locais.
Às 11h, Lula visitará o bairro Passo de Estrela, em Cruzeiro do Sul, onde 650 moradias foram destruídas. Em seguida, às 13h, estará em Arroio do Meio.
A saída do presidente de Brasília está marcada para as 8h. Ele vai desembarcar na Base Aérea de Canoas. A primeira-dama, Janja da Silva, vem com Lula mais uma vez, mas terá agenda própria.
Em princípio, Janja deverá inaugurar uma lavanderia solidária organizada pela primeira-dama de Guaíba, Deise Maranata, com máquinas doadas. Também planeja visitar um abrigo de animais, como fez em duas visitas anteriores, e um centro de distribuição de doações.
Em 2 de maio, Lula esteve em Santa Maria e não conseguiu sobrevoar as áreas porque o tempo não permitiu a decolagem do helicóptero. Três dias depois, no dia 5, o presidente esteve em Porto Alegre e conseguiu avaliar a extensão da tragédia na Região Metropolitana. No dia 15 de maio, desembarcou novamente em Canoas e, de lá, foi a São Leopoldo.