A Prefeitura de Porto Alegre ainda não tem um prazo de quando as 134 unidades de saúde estarão abertas e atendendo a população. Na manhã desta quarta-feira (5), 14 ainda permaneciam fechadas em decorrência de alagamentos e danos causados pela enchente do mês de maio.
A estimativa inicial da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é de que a reforma de todos os locais custe R$ 100 milhões aos cofres públicos. No entanto, esse valor pode mudar, visto que em algumas unidades de saúde não foi possível acessar o prédio.
Das 14 que ainda não abriram, a única que não está fechada por conta de alagamento é a Mapa, na Lomba do Pinheiro, que apresenta danos estruturais em decorrência das águas. Conforme a SMS, as outras 120 unidades de Porto Alegre estão abertas e atendendo a população.
Um dos locais que foram bastante danificados foi a Unidade de Saúde Santa Marta, no centro da capital. O térreo alagou e somente no último dia 28 de maio foi possível entrar no local. A farmácia distrital, a clínica da família, uma parte dos medicamentos e o setor de vacinação foram atingidos.
Na manhã desta quarta-feira, está sendo feita a limpeza do prédio com o auxílio do exército. Uma empresa foi contratada para avaliar a subestação de energia e engenheiros estão averiguando a situação. Não há prazo para reabertura.
Durante a semana, também com o apoio do exército, a prefeitura realizou a limpeza dos centros de saúde Navegantes, na Zona Norte, Lami, Morro dos Sargentos e Sarandi.
A Prefeitura disponibilizou sete pontos móveis de atendimento e mantém dois hospitais de campanha, junto da Upa Moacyr Scliar e do Pronto Atendimento Bom Jesus. Esses hospitais já realizaram mais de três mil pessoas.
14 unidades de saúde que permanecem fechadas:
- Diretor Pestana
- Navegantes
- Asa Branca
- Farrapos
- Fradique Vizeu
- Ilha da Pintada
- Ilha do Pavão
- Ilha dos Marinheiros
- Mário Quintana
- Nova Brasília
- Sarandi
- Vila Elizabeth
- Santa Marta
- Mapa
Sete unidades móveis:
- Shopping Total (avenida Cristóvão Colombo, 545): segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e sábado e domingo, das 10h às 18h
- Largo Zumbi dos Palmares (avenida Loureiro da Silva, 730): segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e sábado e domingo, das 10h às 18h
- Ao lado do Cemitério Jardim da Paz (rua João de Oliveira Remião, 1347): segunda-feira a domingo, das 9h às 18h
- Boulevard Assis Brasil (avenida Assis Brasil, 4320): segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
- Ftec Faculdades (avenida Assis Brasil, 7765): segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
- Posto avançado da prefeitura - antiga Praça do Sesi (rua Bambas da Orgia - Vila Farrapos): segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
- Fundos da US Sarandi (rua Francisco Pinto da Fontoura, 341): segunda a sexta-feira, das 9h às 17h