A expectativa de todos os brasileiros, após um domingo (28) com três medalhas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, era de mais conquistas. No entanto, a segunda-feira (29) foi sem subir no pódio, e o Brasil segue na busca pelo primeiro ouro.
O dia começou com a primeira vitória olímpica brasileira no badminton feminino. Juliana Viana bateu a atleta Lo Sin Yan Happy, de Hong Kong, por 2 sets a 0 (21 a 19 e 21 a 14). O resultado mantém vivo o sonho pelo pódio, embora a conquista seja considerada pouco provável.
Estreia tranquila no vôlei feminino
A seleção brasileira feminina de vôlei venceu com tranquilidade e certa rapidez na estreia em Paris. Vitória por 3 sets a 0 contra o Quênia (parciais de 25/14, 25/13 e 25/11).
Dia difícil para o judô
Após conquistar duas medalhas no judô no domingo (28), o Brasil estava com altas expectativas para mais vitórias. No masculino, até 73kg, o gaúcho Daniel Cargnin, medalhista de bronze em Tóquio, perdeu para o kosovar Akil Gjakova na primeira luta e foi eliminado.
No feminino, até 57kg, Rafaela Silva, medalhista de ouro no Rio 2016, chegou até a semifinal. No entanto, perdeu para a sul-coreana Mimi Huh. Na decisão do bronze, em uma luta tensa, a brasileira foi derrotada pela japonesa Haruka Funakubo.
Alto nível no skate masculino e Brasil sem medalha
O brasileiro Kelvin Hoefler ficou fora do pódio no skate street. Em uma prova de alto nível, o paulista terminou na sexta colocação. Em Tóquio, há três anos, ele conquistou a medalha de prata.
O ouro e o bicampeonato olímpico ficaram o japonês Yuto Horigome. O título foi conquistado na última manobra, que recebeu nota 97.08. Os americanos Jagger Eaton, prata, e Nyjah Huston, bronze, completaram o pódio.
Surfe masculino em destaque
O Brasil não tem mais chance de ter uma final verde e amarela, mas tem a certeza de que terá um representante na semifinal. João Chianca e Garbiel Medina se enfrentarão em busca de um lugar que garante a disputa por medalha.
O dia foi de revanche para Medina. Algoz do brasileiro em Tóquio, o japonês Kanoa Igarashi não foi páreo para o paulista no Taiti. A pontuação final apontou 17.40 a 7.04 para o paulista.
Chianca disputou uma bateria eletrizante contra o marroquino Ramzi Boukhiam. A dois minutos do final, o brasileiro conseguiu uma nota 8.80 e venceu a disputa mais equilibrada do surfe dos Jogos Olímpicos de Paris.
Em uma bateria de poucas ondas e notas baixas, Filipe Toledo caiu nas oitavas de final ao perder para o japonês Reo Inaba. O placar final foi de 6.00 a 2.46.
Estreias distintas no boxe
Medalhista de prata em Tóquio, a brasileira Bia Ferreira estreou em Paris 2024 com vitória no boxe feminino até 60kg. Nas oitavas de final, ela superou a norte-americana Jajaira Gonzalez por decisão unânime.
O brasileiro Abner Teixeira foi derrotado pelo equatoriano Gerlon Congo e está eliminado do boxe masculino até 92kg nos Jogos Olímpicos. Medalhista de bronze em Tóquio, desta vez ele caiu na estreia de Paris. Em um resultado apertado, a vitória foi dada ao equatoriano por 3 a 2.
Dia de altos e baixos para o tênis
A tenista brasileira Bia Haddad Maia viveu um dia de altos e baixos em Paris. Nas quadras de Roland Garros, a brasileira foi eliminada na segunda rodada individual feminino para a eslovaca Anna Karolina Schmiedlova, por 2 sets a 0. Mais tarde, ela e Luisa Stefani fizeram a estreia no torneio de duplas e venceram a dupla chinesa por 2 a 0 e avançaram de fase.
Nas duplas masculinas, Thiago Wild e Thiago Monteiro também estrearam com vitória. Eles venceram por 2 sets a 0 a dupla do Cazaquistão. Outro destaque do dia no tênis foi o confronto entre Novak Djokovic e Rafael Nadal. O sérvio venceu por 2 a 0 (6/1 e 6/4) e avançou às oitavas.